Iniciou o Valorant e não conseguiu jogar devido ao erro VAN 128? A Pichau Arena trouxe tudo o que você precisa saber para resolver esse problema e, assim, voltar a jogar suas partidas normalmente. Afinal, o jogo de FPS tático da Riot, como outros títulos, também não está livre de erros. Confira agora como resolvê-lo:
O que é o erro VAN 128?
Esse problema está relacionado principalmente a um erro no Vanguard, o anticheat da Riot Games, além de possíveis falhas de conexão ou conflitos com outros softwares externos. Normalmente, você se depara com ele ao tentar abrir o jogo, já na tela de carregamento.
Soluções para o erro VAN 128
Primeiramente, reinstale o Riot Vanguard, uma solução simples pode ser reinstalar o anticheat. Para isso, siga os passos abaixo:
- Aperte a tecla Windows.
- Digite “Adicionar ou remover programas”.
- Em seguida, procure por Riot Vanguard e desinstale-o.
- Reinicie o computador.
Ao tentar iniciar o Valorant novamente, o anticheat será reinstalado automaticamente, o que muitas vezes resolve o problema.
Confirme se o dispositivo está em um estado confiável/seguro
Outro ponto importante é garantir que o seu computador esteja em um estado confiável. O Vanguard verifica algumas configurações para isso, como o modo de assinatura de teste desativado e o uso do Driver Signature Enforcement (Imposição de Assinatura de Driver). Siga este passo a passo para ajustar essas configurações:
- Aperte a tecla Windows.
- Digite “cmd”.
- Clique em “Executar como administrador” na coluna à direita.
- Digite os dois comandos a seguir, exatamente como estão, e pressione Enter após cada um:
bcdedit /set TESTSIGNING off
bcdedit /set nointegritychecks OFF - Reinicie o computador.
Desativar despejo de memória de depuração
Além disso, em alguns casos, o erro pode estar relacionado às configurações padrão de depuração do Windows. Alterar essas configurações pode ajudar. Veja como:
- Pressione a tecla Windows.
- Digite sysdm.cpl e pressione Enter.
- Acesse a aba “Avançado” e vá até “Inicialização e Recuperação” > “Configurações”.
- No menu suspenso “Gravando informações de depuração”, selecione “(nenhum)”.
- Por fim, reinicie o computador.
Se essas soluções não resolveram o problema, é provável que a causa esteja em softwares externos. Confira abaixo:
Software Fasoo
Por outro lado, se você estiver preso em um loop de reconexão sem que apareça uma mensagem de erro, é possível que o software Fasoo esteja causando o problema. Nesse caso, você pode removê-lo para corrigir a situação:
- Pressione a tecla Windows.
- Digite “Painel de Controle” e selecione-o quando aparecer.
- Acesse “Programas” > “Programas e Recursos”.
- Encontre o editor “fasoo.com”.
- Clique em “Desinstalar”.
- Reinicie o computador.
CryptoPro Cloud CSP
Finalmente, o erro também pode estar relacionado ao software CryptoPro Cloud CSP no seu computador. Veja as etapas para desativá-lo:
- Pressione a tecla Windows.
- Digite “Painel de Controle” e clique nele quando aparecer.
- Acesse “Programas” > “Programas e Recursos”.
- Na lista, selecione “CryptoPro Cloud CSP” e clique em “Alterar”.
- Quando uma janela pop-up aparecer, clique em “Avançar” e depois em “Alterar”.
- Em seguida, selecione “Compatibilidade” na lista e marque “Este componente ficará indisponível”.
- Reinicie o computador.
Se mesmo após desativar o programa o erro persistir, será necessário desinstalar o software completamente do seu computador. Para isso, vá até “Programas e Recursos” no Painel de Controle e remova-o.