Ícone do site Pichau Arena

Treinos entre cenário brasileiro de VALORANT viram discussão

VCT Lock//In, campeonato internacional de Valorant que será realizado em São Paulo — Foto: Riot Games

Na noite do último sábado (04), o Twitter foi reflexo de discussão entre as equipes do cenário competitivo do VALORANT, jogo de tiro tático da Riot Games. Algumas organizações ficaram fora das scrims e até a comunidade chegou a participar da conversa acalorada.

 

VALORANT pode receber coleção Oni 2.0, diz leaker

 

Tudo começou com um tuíte do atual treinador da MIBR, o brasileiro Matheus “bzkA” Tarasconi, atual campeão do mundial do game ainda na época que atuava na LOUD. Na publicação, o profissional explicou como a decisão de marcar treinos com equipes internacionais seria tomada:

“Invites enviados para o grupo de treinos, por favor olhem a DM de vocês. Processo simples, 2 votos positivos entra, 2 votos negativos fica de fora. Pontos considerados, cancelamentos, atrasos e qualidade de treino. Infelizmente nem todos passaram” .

 

A “decisão” do treinador recebeu respostas no próprio tuíte, que posteriormente foi apagado e gerou uma grande repercussão nas redes sociais entre profissionais do cenário e até mesmo a própria comunidade ao ver que organizações ficaram de fora dos treinos. Ricardo Sinigaglia, da 00 NATION, chegou a comentar sobre a atitude: “Que conceito bizarro, galera falou que ficou de fora aqui. Que falta de consideração com a própria região por puro ego.”

 

Antiga equipe da LOUD ao vencer o mundial em 2022 – Imagem: Reprodução/Riot Games e LOUD

 

O head coach da 00 NATION, Ricardo “rik” Furquim, falou sobre a escolha de times, dizendo que “tem que existir SIM um filtro, mas não um filtro que retira times do tier 1 BR de um pracc desses“. E finalizou ao explicar que o grupo de treinos “era a esperança de muitos times para conseguirem evoluir e também a esperança do nosso Valorant regional crescer“, mostrando que o cenário sofre diretamente com a falta de estímulo da própria região.

Vicenzzo Mandetta, general manager da ODDIK, também comentou em uma publicação como os treinos são importantes para a evolução do competitivo brasileiro de VALORANT e lembrou que há organizações privilegiadas por conta do sistema de franquias da Riot Games:

 

Com tantas respostas de profissionais do meio e comentários de fãs do cenário desaprovando a conduta do técnico da MIBR, bZka publicou um TwitLonger dizendo que o “assunto tomou uma proporção totalmente desnecessária” e justificou que “muita coisa estava sendo resolvida no particular“. Confira na íntegra:

 

“Salve guys.

Esse assunto tomou uma proporção totalmente desnecessária, muita coisa estava sendo resolvida no particular e eu tinha a confiança que ia dar tudo certo. Minha vontade sempre foi de dar oportunidades para todos times do BR, incluindo os times do cenário game changers.
Houve sim votos contra alguns times do VCB, não por qualidade de jogo, mas principalmente por falta de profissionalismo, desmarcar treinos em cima da hora e cancelamentos geram consequências que atrapalham a evolução de um cenário por completo.
Estava enviando os invites para as equipes enquanto conversava com aquelas que tiveram muitas reclamações por profissionalismo. E ao invés de tentar solucionar a situação optaram por criar intrigas no twitter.
Eu formei este grupo justamente porque times lá de fora pediram ajuda a marcar treinos contra times no Brasil, e principalmente evitar os times que cancelam e atrasam treinos sem justificativas válidas.
Estamos adicionando os dois times que ficaram de fora, 00 e ODK com o comprometimento deles de que terão posturas profissionais daqui em diante.
Vocês começaram a criar tantas teorias que esqueceram os principais times do Game Changers, e sim esses times vão entrar. A ideia é dar oportunidade para maior quantidade de times possíveis.
Enfim, nunca mais faço nada para tentar ajudar os outros, é isso família.
Enquanto alguns mentem e vestem máscaras, eu sempre vou ser aberto e honesto com vocês.”

0 0 votos
Classificação do artigo
Sair da versão mobile