A Riot Games revelou, nesta quarta-feira (6), mudanças nas regras de transferências e de escalações do VALORANT Champions Tour (VCT) 2024. De acordo com documento divulgado pela publisher, a janela terá um prazo bem maior do que em comparação com a última temporada e os times das franquias terão a obrigação de inscrever menos jogadores.
- AMD Radeon RX 7800 XT e RX 7700 XT são lançadas nesta quarta (6)
- CS2: Nova atualização traz correção de bugs e reabilitação do modo casual
A janela de transferências, no caso, terá início no dia 11 de setembro e terminará somente no dia 15 de julho de 2024. Ao longo desse período, as equipes poderão realizar contratações e inscrever os reforços no elenco.
A título de comparação, a janela da última temporada fechou no dia 1º de fevereiro, cerca de duas semanas antes do início do VCT LOCK//IN Brazil, o torneio de abertura da temporada. Além disso, também houve uma outra janela no meio da temporada, entre os dias 6 e 25 de março, para permitir que as equipes ajustassem os elencos após o próprio campeonato supracitado.
Outra diferença em comparação com a temporada passada é que, a partir de agora, os times das franquias precisam inscrever somente cinco jogadores (e não mais seis como em 2023). Por outro lado, há a possibilidade de inscrever até cinco jogadores no elenco reserva, que contempla quem não atende aos requisitos de idade mínima, está emprestado ou cumpre algum tipo de suspensão.
Por fim, a Riot também introduziu um sistema denominado como “porto seguro”, que nada mais é do que uma janela de 14 dias para que jogadores dispensados de equipes do VCT possam encontrar uma nova casa. Ou seja, mesmo que um jogador seja liberado fora da janela de transferências, ele terá duas semanas para assinar com outra equipe.