O Game Changers Championship 2023 – campeonato inclusivo de VALORANT – foi a última disputa oficial de 2023, que contou com a vitória da organização canadense Shopify Rebellion; que se consagrou a campeã mundial do cenário inclusivo. Apesar de não ter atingido a primeira colocação, Team Liquid – que era a representante brasileira no torneio – conseguiu ser a vice.
Ao todo foram oito times participantes, sendo eles: Evil Geniuses GC, BBL Queens, G2 Gozen, KRÜ BLAZE, Team SMG GC, Chao Hui EDward Gaming e os supracitados Team Liquid e Shopify Rebellion. O campeonato teve como premiação total cerca de R$ 2,4 milhões, sendo que cerca de R$ 887 mil foram para a line campeã.
A promessa que foi cumprida: florescent
Uma das jogadoras que os fãs e analistas mais estavam criando expectativas era Ava “florescent” Eugene. A jovem de 17 anos havia se destacado durante o Game Changers Series III: NA 2023 quando jogava pela Version1.
A atleta se encontra atualmente na segunda colocação na tabela do VLR – portal de estatísticas de VALORANT – com o rating de 1.30 e durante o Game Changers foi a player com a maior colocação com 1.43 de rating, que conseguiu por meio de 232 abates em 225 rounds jogados.
florescent tem como papel ser duelista do time, e utilizou apenas duas agentes no torneio: Jett e Raze – que são os atuais metas das composições. Com as duas escolhas, teve 189.3 de dano médio por round, 283.8 de pontuação média de combate e foi a segunda player com a maior taxa de headshots – 35% dos abates.
Killjoy e Omen
Dentro dos 34 mapas jogados durante o campeonato, as maiores taxas de escolha dos agentes ficou com Killjoy – 59% – e Omen – 72%. Os 3º e 4º lugares ficam para Viper e Jett, que possuem simultanemante 51% na taxa de escolhas.
Observando a outra ponta da tabela, é possível ver que Yoru, Deadlock, Gekko, Sage, Harbor e Iso possuem 0% na taxa de escolas, ou seja, não foram escolhidos por nenhum time durante todo o campeonato.
Team Liquid durante o GC
A trajetória da cavalaria no Game Changers foi marcada por emoções intensas. Foram eliminadas na primeira rodada da chave superior, porém resistiram e venceram todos os confrontos da chave inferior, onde eliminaram da competição a Evil Geniuses, BBL Queens, Team SMG e G2 Gozen – campeãs no campeonato em 2022.
A Liquid atingiu a posição de vice-campeã no torneio de 2023, jogando 16 mapas. Destes, jogaram 5 vezes Ascent – e tiveram 80% de taxa de vitórias no mapa. Os segundos mapas mais jogados da cavalaria foram, simultaneamente, Haven e Lotus. Na Haven teve 33% de taxa de vitórias, e na Lotus 67% de vitórias.
Com exceção da Bind – onde tiveram 75% de rounds ganhos na defesa – o time demonstrou ter ambos os lados igualmente fortes.