Ícone do site Pichau Arena

Qual a diferença entre o VALORANT Challengers, Champions e Masters?

Imagem: Reprodução/RIot Games

Um dos assuntos muito comentados e considerados até polêmicos pela comunidade de  esportes eletrônicos (eSports) do VALORANT é a separação de campeonatos um pouco confusa que a Riot Games planejou.

Apesar de toda confusão, precisamos também ter calma e rever como o passado foi ótimo para a evolução constante dos eSports como conhecemos atualmente; principalmente em solo brasileiro.

Os torneios de League of Legends (LoL) já tiveram vários nomes e vários formatos em 10 anos de competição, ou seja, não é tão simples assim criar uma liga do zero e todo mundo já entender como ela funciona, certo? Vamos entender melhor como funciona no VALORANT:

 

O VALORANT Champions Tour

 

Imagem: Reprodução/Riot Games

 

A primeira coisa que você precisa entender sobre o Champions Tour é que ele possui duas etapas e que você precisa criar aos poucos familiaridade com o calendário competitivo profissional do VALORANT.

Como em qualquer outra modalidade, existem torneios que são considerados de acesso, como o Challengers. Conseguindo se classificar para o Challengers, ocorrem os campeonatos de cada região – o Masters, que esse ano contou com participação da LOUD. E claro, depois do regional, vem o mundial: o Champions.

Ou seja, temos fase classificatória para o regional (Challengers, literalmente os desafiantes de cada região), temos disputas entre as regiões (Masters, ou seja, os mestres da modalidade) e o mundial do jogo, o Champions, ou seja, os campeões mundiais do VALORANT.

Todos esses torneios estão dentro do VALORANT Champions Tour e é aí que a confusão começa por conta dos nomes parecidos e todos fazerem parte da Champions Tour.

 

Champions Tour: Challengers

 

 

Organizado pela Riot Games,VALORANT Champions Tour Challengers é uma etapa qualificatória para o Masters. Neste campeonato, as equipes avançam de acordo com seu desempenho nas qualificatórias abertas da modalidade. Dessa forma, os times do topo avançam para o próximo torneio (Masters).

Quem compete neste campeonato são equipes regionais, ou seja, existe o Challengers brasileiro, com organizações e times do Brasil disputando entre si vagas para o Masters, que é um tipo de mundial com uma quantidade menor de participantes.

Neste caso, você precisa ficar ligado nos dois times que ficarem no topo da tabela do Challengers, pois eles serão as equipes brasileiras presentes no Masters, o que pode ser considerado um internacional da modalidade ou um mundial “menor” de VALORANT.

Vamos trabalhar com a LOUD e FURIA para explicar melhor:

 

Champions Tour: Masters

 

 

Pensando que LOUD e FURIA serão as representantes do Brasil no Masters da Champions Tour, devemos lembrar que ao todo 12 times jogam, sendo:

O campeão da região, ou seja, do Challengers, consegue vaga direta para o Masters. Pensando que a LOUD foi campeã e obteve mais pontos, a FURIA disputaria entrar para o campeonato ao jogar mapas contra a semi campeã do Challengers LATAM, por exemplo.

Uma coisa importante de ser falada é que o Masters garante pontos para a participação do Challenger; então, é essencial se sair bem no torneio para disputar o mundial “de verdade” do VALORANT.

 

Champions Tour: Champions

 

 

Com 16 times na disputa e múltiplas regiões, o Champions do VALORANT Champions Tour é considerado o mundial da modalidade. Vale lembrar que a qualificatória para o Champions que aconteceria entre a FURIA e outra equipe LATAM se chama Last Chance.

As vagas para o Champions são adequadas de acordo com o Circuit Point, ou seja, lembra que falamos que era importante mandar bem no Masters?

Nessa hora que se descobre quem garante a vaga direta e quem precisa ainda lutar para participar do campeonato no Last Dance.

O Champions, considerado o maior torneio da modalidade, está previsto para acontecer em Istambul na Turquia entre os dias 02 a 18 de novembro de 2022 e a premiação ainda não foi divulgada pela Riot Games.

O campeonato conta com participação com 16 das melhores equipes mundiais do VALORANT na disputa pelo título, premiação final e troféu da competição.

 

Leia mais:

VALORANT: entendendo como jogar de Raze

4 dicas para entender a economia do VALORANT

Como campeonatos podem te ajudar a melhorar no VALORANT?

 

 

 

Matéria escrita por Siouxsie Rigueiras publicada na Betway Inside e adaptada para o leitor Pichau.
0 0 votos
Classificação do artigo
Sair da versão mobile