Todo 20 de novembro é marcado pelo Dia Nacional da Consciência Negra. Nesta data, em 1695, Zumbi dos Palmares foi assassinado, tornando-se um marco da representatividade negra no Brasil. E nada mais apropriado, neste dia, do que falar sobre um dos pretos mais simbólicos e inspiradores do VALORANT e do cenário de esports: Douglas “dgzin” Silva.
- VALORANT: Novo campeonato de off season tem formato e times participantes revelados
- Game Changers: Brasil fica com o vice-campeonato em campanha com aprendizados
Quem é dgzin?
Douglas foi um dos maiores nomes do CrossFire brasileiro e, hoje, é destaque no VALORANT. Recentemente anunciado pela LOUD como seu novo duelista, o jogador traz consigo uma trajetória impressionante, iniciada em 2017 no cenário competitivo de CrossFire.
O atleta é uma inspiração para muitos pretos e pretas que tentam alcançar sonhos em um cenário ainda pouco diverso e inclusivo. A história do pro player reflete determinação e talento, elementos que marcaram sua carreira desde os primeiros passos no competitivo.
Conheça o dgzin
Douglas jogou CrossFire profissionalmente por três anos, até 2020, com passagens por equipes como Merciless Gaming, INTZ, 2KILL Gaming, Vincit Gaming e Black Dragons. No entanto, foi em 2019, representando a Vincit Gaming, que atingiu o auge no jogo, consagrando-se campeão mundial.
Transição para o VALORANT
Em 2021, dgzin fez sua primeira aparição competitiva no FPS tático da Riot Games. Antes de se consolidar no cenário, disputou alguns torneios com amigos até ingressar na B4 Esports, uma das organizações mais tradicionais do VALORANT. Durante sua passagem, destacou-se pela habilidade com sua Jett Operator, ganhando notoriedade no cenário.
Após o fim de seu contrato com a B4, dgzin seguiu para a Stars Horizon, mas a equipe teve uma trajetória curta, durando apenas quatro meses. Na sequência, se juntou à Gamelanders, onde, mesmo enfrentando uma campanha difícil, manteve seu alto nível de desempenho, mostrando ainda mais do que é capaz.
A ascensão internacional
Posteriormente, Douglas foi contratado pela FURIA, marcando sua estreia em competições internacionais ao disputar o Champions. Com o início das franquias, chegou ao mais alto nível do jogo nas Américas. Em 2023, após um ano intenso, retornou ao Brasil para jogar pela Hero Base. Lá, conquistou o título brasileiro no primeiro split, mas, devido ao desempenho abaixo do esperado do time, não conseguiu a classificação para o Ascension.
Inspiração para muitos
Apesar das dificuldades, dgzin nunca desistiu e continuou trabalhando duro; provando que seu esforço e determinação o mantêm em alto nível, independentemente das circunstâncias. Com sua mira precisa, carisma contagiante e ética de trabalho, Douglas conquistou a admiração de fãs e companheiros que o acompanham em cada passo.
Qual time o Dgzin joga?
Atualmente, dgzin foi anunciado como o novo jogador da LOUD para a temporada de 2025. O atleta reafirma, mais uma vez, sua perseverança e confiança, tornando-se uma inspiração para muitos. De volta ao maior palco do VALORANT nas Américas, Douglas está pronto para mostrar por que é diferenciado e continuar fazendo história.
EU TO NA @LOUDgg
Oportunidades de ouro não aparecem para qualquer um. Sei meu dever e o quão terei que batalhar para entregar tudo que tenho para vocês..
Essa é definitivamente a chance da minha vida, nao tenham duvidas de que vou dar tudo de sí para levantar os titulos que… pic.twitter.com/oSLkd5sF5Z
— LOUD dgzin (@loud_dgzin1) November 16, 2024