Após 11 anos da estreia no cenário competitvo dos esports, Gustavo “Sacy” Rossi anunciou a aposentadoria no último domingo (15). Apesar das recentes atuações terem sido no VALORANT, o player já passou por outras modalidades como CS (Counter-Strike) e LoL (League of Legends). A redação da Pichau Arena relembra nesta matéria a carreira do atleta.
- VALORANT: Jogador brasileiro foi liberado para ouvir propostas
- VALORANT: Sacy se despede do competitivo dizendo “que conquistei tudo o que tinha para conquistar dentro do VALORANT”
Início
A paixão pelos jogos e pela competição começou cedo na vida de Sacy, que aos 11 anos participou de seu primeiro torneio de CS. O hábito de frequentar lan house com o pai o formou como gamer e também acendeu a chama da competitividade.
League of Legends
Apesar da proximidade com o FPS (First-Person Shooters), o jogador entrou pela primeira vez no cenário competitivo profissional do LoL, um MOBA (Multiplayer Online Battle Arena), isso porque era o jogo que possuía melhor estrutura competitiva.
Os primeiros times que o atleta passou foram pequenos, Cyber Gamer e-Sports , MAD Gaming e Big Gods até chegar na primeira grande casa dos esports, INTZ Red, a qual presenciou a formação do lendário “Exódia” de Felipe “Yang” Zhao, Gabriel “Revolta” Cresci, Gabriel “tockers” Claumann, Micael “MicaO” Rodrigues e Luan “Jockster” Cardoso.
Quando a organização passou por mudanças, sendo renomeada para RED Canids, Sacy permaneceu na equipe até o fim da carreira no LoL. Durante os cinco anos na RED, o pro player conquistou um título do CBLOL (Campeonato Brasileiro de League of Legends) e durante inúmeros splits conseguiu alcançar as primeiras colocações do torneio.
VALORANT
O FPS da Riot Games foi lançado em junho de 2020, e não demorou muito para o player profissional migrar de jogo. Já nos meses seguintes à chegada de VALORANT, Sacy já competia em torneios menores, até chegar nas Qualificatórias da Gamers Club Ultimate e a First Strike.
No início da jornada no competitivo de FPS, a presença de um ex-jogador de LoL não foi bem vista. No entanto, logo o player mostrou seu valor, conquistando o VCT (VALORANT Champions Tour) e Master Brasil de 2021, no período anterior às franquias.
Atualmente, Sacy é o único jogador brasileiro a ter alcançado dois títulos internacionais na modalidade, um Champions em 2022 pela LOUD e um Master em 2024 pela Sentinels.