R6: Budega é suspenso por um ano; entenda
Treinador aparentemente não aprendeu a lição
Durante uma partida do Six Major Charlotte de 2022 de Tom Clancy’s: Rainbow Six Siege, o coach Matheus “Budega” Figueiredo agiu de forma homofóbica contra a Team Liquid, equipe que estava enfrentando no torneio. A Ubisoft se pronunciou o suspendendo nesta sexta-feira (20).
Na última quarta-feira (18) aconteceu a fase de grupos do grupo B do Major da modalidade com embate entre a XSET de Budega e a Team Liquid, em que os norte-americanos perderam por 7 a 4.
Durante a transmissão, o treinador da XSET foi contra o livro de regras do competitivo e gritou para a equipe inimiga “Para de tentar. Você é um merda. Você vai jogar outro torneio porque você é uma bicha“.
A desenvolvedora do game publicou nas redes sociais sobre a suspensão do técnico que durará até 18 de maio de 2023 por má conduta. A equipe do treinador também terá que pagar uma multa de US$ 5 mil.
Apesar do ato desportivo e o ato homofóbico, Budega disse que a Team Liquid agiu como uma “criança”. Veja o vídeo e publicação:
Mds team liquid como vc é infantil…….. me poupe amigão pic.twitter.com/P0yt5R4pnu
— Thiago (@Thiago_rafael13) May 20, 2022
Por meio das redes sociais, o manager da André “Sensi” Kaneyasu da Liquid afirmou que o oponente foi além. Confira:
Isso também, e ainda teve muito mais… tentei conversar com ele depois mas ele me deu block
— Liquid Sensi (@sensifps) May 20, 2022
Vale lembrar que homofobia é considerada crime, sendo que o Brasil foi o 43º país a criminilizar o ato por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Sendo considerado que:
- não será criminalizado: dizer em templo religioso que é contra relações homossexuais;
- será criminalizado: incitar ou induzir em templo religioso a discriminação ou o preconceito.
Leia mais:
CS:GO: “Sempre quis estar no top 5 desde quando entrei no cenário feminino”, diz Olga