O cenário de esports sempre acompanha certa peculiaridades e revela novos talentos, seja dentro dos games, bastidores do competitivos ou na criação de conteúdos. Decidido em trazer novidades para o PUBG Mobile, o caster do battle royale Fernando “Ferzote” Leite tem uma longa trajetória até se estabilizar no game com o Dropcast.
Atualmente, comentarista oficial do PUBG MOBILE, Ferzote já teve passagens na música, como MC de funk e cantor sertanejo. Além de possuir formação em jornalismo e em artes cênicas pela escola Wolf Maya. Mas foi no jogo da Tencent que Fernando se encontrou.
Apresentado por um amigo de infância, o curitibano conheceu o PUBG MOBILE na season 4, em 2018. Mas o interesse com o competitivo teve início quando conheceu o jogador Victor “Sem1” Silva.
“O Sem1 foi a primeira pessoa que acompanhei e por quem realmente torci. Na época, comecei a torcer por duas pessoas: Sem1, pela Team One, e Vitu, pela Nova Esports, e ambos hoje são meus grandes amigos e têm participação direta na minha carreira”, comenta o caster.
Ferzote conta dos altos e baixos de sua vida antes do battle royale, que colaboraram para seu sucesso no cenário. Diferente dos streamers que acompanhava, ele não possuia uma alta gameplay, por isso decidiu se dedicar naquilo que fazia de melhor: comunicação.
“Na época, havia acontecido duas grandes polêmicas no cenário, e eu percebi que esses jogadores não tinham espaço para explicarem suas versões. Foi aí que entrou o Dropcast (podcast de PUBG MOBILE), e logo nos dois primeiros episódios eu saí de uma live com 8 pessoas para uma live que bateu 800 pessoas. Na época fez um grande barulho, e meu trabalho começou a aparecer”, explica.
Sempre disposto a trazer novidades com as criações de conteúdo, Ferzote demonstrou profissionalismo em seus vídeos, com um olhar jornalístico e com curiosidades sobre os times. Aproximando mais a comunidade de seus atletas favoritos com o Dropcast, uma vez que alguns tinham poucas informações em circulação.
O caster revela que um dos responsáveis pelas transmissões do PUBG MOBILE no Brasil viu um episódio do Dropcast e logo entrou em contato com o jornalista.
“Variei muito em conteúdo, fiz de tudo: fiz o primeiro podcast, fiz o primeiro campeonato de X1, de X2, e na época quebrou recordes. Mas nunca desejei ser o maior streamer – eu desejava entrar para a equipe de comunicação. Sempre falei que meu objetivo era estar lá, e assim fui contratado como repórter. Foi uma função que não existia até então, mas que ganhou espaço com o tempo.”
Atualmente, Ferzote faz parte da equipe oficial de casters do jogo como comentarista oficial da PUBG MOBILE Pro League Brasil. Depois de tantos esforços, teve o merecido reconhecimento em 2022, quando ganhou na categoria de “Melhor Caster” no Conquest Awards, do Conquest For Gaming, realizado para a comunidade de PUBG MOBILE no Brasil.