Ícone do site Pichau Arena

Xbox Series X NÃO é mais forte que PC GAMER com RTX 2080 Super!?

A Microsoft revelou que seu console, o Xbox Series X terá uma GPU baseada na arquitetura RDNA 2, e algo na casa dos 12 teraflops de desempenho gráfico.

Resumindo! Muito poder e quase a performance teórica de uma RTX 2080 Ti a placa de Vídeo TOP de linha para PC Gamer nos dias de hoje.

Essa especificação de teraflops é utilizada pela indústria para comparativo de nível de poder que uma GPU pode entregar sendo medido o FP32 ou desempenho de ponto flutuante de precisão única.

Isso nos mostra que na teoria a GPU do Xbox Series X entrega o dobro de “performance” que o Xbox One X e até 8x mais que Xbox One

É um salto realmente gigantes no desempenho e nas possibilidades que ele pode trazer em jogos ao mercado. O que eu duvido muito é que ele realmente seja mais forte que uma RTX 2080 Super da NVIDIA.

Vou explicar o por que!

Apesar da contagem de TFLOPs ser amplamente utilizada pela indústria ela não significa desempenho entregue de maneira geral, justamente por que existem outros fatores que influenciam o desempenho da Placa de Vídeo.

A maior prova disso é a Radeon RX Vega 64 (Vega 10) que entrega 12,66 TFLOPs isso seria acima da RTX 2080 Super! E sabemos que na prática o desempenho é bem diferente kkk

Na pratica o que encontramos é bem diferente!

Lista:

A fato der ter um “desempenho” bruto em TP32 não vai garantir um desempenho a mais mesmo sendo muito pouco abaixo de uma RTX 2080 Ti.

O grande avanço aqui é sua tecnologias e otimizações! Assim como a NVIDIA fez com suas placas RTX adicionando Hardware dedicado a Ray Tracing a AMD vai fazer isso em RDNA2 tanto para os novos consoles quanto nas novas placas para PC Gaming, trazendo avanço para os dois lados.

A ideia NÃO é fomentar uma briga entre PC Gaming e Consoles aqui mais sim analisar as especificações e informações que nos são entregues e comparar com o que já temos no mercado! até por que não temos o novo xbox na mão ainda.

Uma luz que nos alegra é o fato de ter uma GPU com esse poder nos consoles mostrando que provavelmente na nova geração AMD vamos ter Placas de Vídeo com poder suficiente para emplacar placas como a RTX 2080 Ti atualmente líder isolada em desempenho.

Outro ponto que despertou minha curiosidade é o fato do novo XBOX suportar o 4K com qualidade bem alta provavelmente. Minha visão é que vai ser utilizado algo como o que temos no DLSS hoje da NVIDIA para aliviar o peso sobre a GPU e utilizando de Inteligência artificial para conseguir entregar Qualidade / Desempenho e tudo isso meu amigo, deve vir ao PC também.

Apesar do DLSS ser algo voltado e criado pela necessidade que o Ray Tracing trouxe ao mercado, ele pode ser uma solução inteligente para indústria para se ganhar mais performance sem perder qualidade.

E para os FPS lovers, Sim! Teremos no novo XBOX suporte a 120 FPS e eu acredito que será capaz de entregar mesmo, pois na pior da hipóteses se ela tiver a performance de uma RX 5700 XT ela já é capaz de entregar 120 FPS em todos os jogos.

Isso provavelmente não acontecerá em todos os jogos em 4K e acredito que vai ter que ser aliviado para um 1440p ou 1080p.

Isso tudo é claro são especulações em cima do que foi apresentado e não necessariamente vai ser assim, acredito mesmo que ele pode nos surpreender até por que RDNA2 é algo novo para XBOX ou PC então vamos aguardar para falar que X ou Y é melhor.

0 0 votos
Classificação do artigo
Sair da versão mobile