A última novidade da Nvidia, a RTX 3090 TI carrega a marca registrada da linha na nomenclatura, o “TI” normalmente acompanha um upgrade de capacidades nas GPUs, característica que começou há muito tempo, com a GTX 550TI.
Em um comparativo postado pela própria desenvolvedora da placa, as especificações detalhadas mostram as principais diferenças entre a TI e a anterior, sendo elas:
RTX 3090 TI RTX 3090
Núcleos CUDA: 10752 10476
Boost clock: 1.86GHz 1.70GHz
Clock base: 1.67GHz 1.40GHz
As demais especificações são idênticas em ambas, ou seja, as diferenças de desempenho acabam por aqui. Porém o consumo aumentou consideravelmente, em 100W, totalizando 450W, assim como a quantidade de conectores.
Essa quantidade de TDP( consumo quantificado) pode ser preocupante. Lembrando que a maioria dos PCs gamer da geração atual possuem fonte de alimentação de 500W. Os conectores são de um novo padrão justamente para otimizar a distribuição de energia para a placa, e virão com adaptadores para que não seja necessário nenhum tipo de upgrade neste quesito.
Em relação a performance, foi constatado em testes, em 4K de resolução o acréscimo é de aproximadamente 10% em relação a 3090, o que não é um número exorbitante, a GPU ainda terá versões com cooler líquido embutido e também com um botão que aumenta a performance porém também o consumo para aproximadamente 516W
Confira o vídeo na íntegra no canal oficial da Pichau:
Leia mais:
FF: Saiba como obter as recompensas do evento Procurando Dino