Conheça um pouco da historia dos games de Battle Royale mais jogados e fique por dentro do Hardware necessário para joga-los sem dores de cabeça, você não vai querer ficar pra trás, né?!
Até alguns anos atrás, os gêneros que dominavam o mercado de jogos eram os FPS/Shooters e MOBAs. Nesse contexto, podemos citar games como Dota 2, League of Legends, a franquia Counter-Strike entre outros.
Porém, todo esse cenário mudou por conta do Arma 2, um simulador de guerra criado pela Bohemia Interactive, em 2009. A empresa, hoje, é responsável pelo DayZ Standalone.
VEJA MAIS
Como o SSD pode otimizar a sua experiência nos jogos
Dota 2: Chaos atropela Team Liquid e se mantém viva na DreamLeague Major
Dota 2: Auto Chess Mobile tem pré-inscrição liberada; veja como se cadastrar
Por conta da liberdade e das ferramentas disponíveis no Arma 2, acabaram surgindo diversos mods dentro do jogo, o que gerou o nascimento de gêneros como o Survival Horror e o Battle Royale.
Atualmente o mercado de games conta com três títulos gigantes dentro do Battle Royale. Veja às informações dos jogos a seguir:
Playerunknown’s Battlegrounds
História
O Playerunknown’s Battlegrounds (PUBG) foi o primeiro Battle Royale a ser lançado. Com um estrondoso sucesso, alcançou e foi por muito tempo o TOP 1 de vendas na maior plataforma de distribuição de games, a Steam. Até hoje o PUBG se encontra como um dos games mais jogados diariamente, de acordo com as estatísticas divulgadas pela Valve.
Requisitos Mínimos
Processador: Intel Core i5 4430 (4 Núcleos e 4 Threads) AMD FX 6300 (6 Núcleos e 6 Threads)
Memória RAM: 8 GB
Placa de Vídeo: Nvidia GTX 960 AMD R7 370 (2GB de Memória de Vídeo e Compatibilidade com API DirectX 11)
Sistema Operacional: Windows 7 – 64 Bits
Espaço Disponível em Disco: 30GB
Motor Gráfico: Unreal Engine 4
Performance
No seu lançamento, o PUBG recebeu diversas críticas por conta da sua baixa performance em computadores que atendiam “além” dos seus requisitos recomendados. Tal situação acabou afastando um grande número de jogadores.
Por outro lado, a desenvolvedora do jogo sempre se demonstrou muito preocupada quanto a isso e, em quase todas as atualizações, o jogo recebia melhorias de performance.
Quando o PUBG saiu do acesso antecipado, recebeu um grande update que, por fim resolveu os problemas de performance do game. Pode-se dizer que atualmente o jogo faz bom uso das configurações dos PCs, com o intuito de oferecer a melhor experiência ao usuário.
Recomendação
É chato quando você esta no avião com seus amigos e o seu jogo parece uma apresentação de Power Point não é mesmo? Pra resolver esse problema te apresento o Safari, uma maquina Pichau com poder de sobra para você ser o primeiro sempre!
Computador Pichau Gamer Safari
Entendo, você já esta com um loot razoável, né? Mas um Airdrop para melhorar ainda mais nunca é demais, né?
Processador Intel I5-8400
Kit Memoria RAM 2×4 T-Force
Placa de Vídeo XFX RX 580 4GB
Fortnite Battle Royale
História
Criado pela Epic Games, a mesma responsável pelo motor gráfico UE (Unreal Engine), o Fortnite Battle Royale segue a mesma receita de PUBG,
Diferente do seu antecessor, porém, possui um mapa menor e desenhos mais caricatos. Fortnite se tornou o titulo free-to-play mais jogado do mundo em pouco tempo após seu lançamento.
Requisitos Mínimos
Processador: Intel Core i3 530 (2 Núcleos e 4 Threads) AMD FX 4100 (4 Núcleos e 4 Threads)
Memória RAM: 4 GB
Placa de Vídeo: Intel HD 4000 ou Equivalente
Sistema Operacional: Windows 7 – 64 Bits
Espaço Disponível em Disco: 25GB
Motor Gráfico: Unreal Engine 4
Performance
O Fortnite tem um traço de desenho que se aproxima de um cartoon, diferente dos outros concorrentes. Além disso, possui um mapa menor e com uma mecânica bem diferente dos demais. o que gera detalhes e efeitos muito bem construídos para a atmosfera do jogo.
É o que menos exige esforço da máquina para ser reproduzido, tendo o requisito mínimo mais modesto para rodar, sendo possível joga-lo em computadores com vídeo integrado (onboard).
Recomendação
Quer jogar seu Fortnite sem dores de cabeça? Então conheça o Apófis, computador Pichau que possui um lindo design. Além disso, o mais importante: será capaz de rodar seu Fortnite sem engasgos, o que lhe propiciará jogar com o seu maior desempenho!
Computador Pichau Gamer Apófis
O que?! Você já tem um computador, mas ele ainda não aguenta o Fortnite? Pois não, veja algumas opções disponíveis na Pichau para tunar a sua máquina e assim te proporcionar o melhor ambiente de divertimento dentro do game.
Processador AMD Ryzen 5 2400G
Memória RAM Corsair DDR4 4GB 2400MHZ
Placa de Vídeo Galax GTX 1050 TI
Apex Legends
História
O título mais novo entre os Battle Royale é o Apex Legends, disponível para baixar na Origin, distribuidor de jogos digitais criado pela EA Games.
Desenvolvido pela Respawn, que é responsável por títulos como Titanfall, o título Apex Legends já bateu o record de 25 milhões de jogadores em apenas uma semana após o seu lançamento.
Requisitos Mínimos
Processador: Intel Core i3 6300 (4 Núcleos e 4 Threads) AMD FX 4350 (4 Núcleos e 4 Threads)
Memória RAM: 6 GB
Placa de Vídeo: Nvidia GT 640 – AMD HD 7730
Sistema Operacional: Windows 7 – 64 Bits
Espaço Disponível em Disco: 20GB
Motor Gráfico: Source
Performance
Pelo fato de Apex Legends ter sido lançado recentemente, o jogo tem apresentado alguns erros, falhas, bugs e principalmente uma baixa performance mesmo em máquinas High End.
Devemos lembrar que é normal que um jogo novo apresente problemas como esses, pois quando se esta em desenvolvimento não é possível esperar por todas essas variáveis.
Também há o fato da grande diversificação de hardware entre os usuários. Porém, esperasse que a desenvolvedora vá corrigindo aos poucos esses problemas, da mesma forma como foi feito com o Playerunknown’s Battleground.
Recomendação
No seu esquadrão você é sempre o primeiro a cair? Poxa, não desanime! A Pichau tem a solução para você se tornar o melhor dentro do jogo:
Computador Pichau Gamer
Você já deu uma boa “lootiada” então, né? Tudo bem, nós temos alguns “acessórios” para melhorar ainda mais seu equipamento, pegue!
Processador Intel i5-9400F
Kit Memória RAM (2×4) T-Force Vulcan
Placa de Vídeo GTX 1660 (Lançamento)
Conclusão
Em virtude dos fatos mencionados é possível constatar que dos três títulos apresentados, o PUBG se destaca como sendo o que mais necessita de Hardware para funcionar em suas configurações mínimas. Tal acontecimento se remete ao jogo possuir um mapa extenso e cheio de detalhes, vegetação, efeitos gráficos, cálculos de física entre outros elementos. O PUBG é um jogo que demanda muito processamento lógico (CPU), além de ser otimizado para multi-threading, portanto processadores com 4 núcleos como o Intel i5 7400, ou 6 núcleos como o Intel i5 8400 ou 8 núcleos como o AMD Ryzen 7 2700 são perfeitos para ele.
Enquanto isso, o Fortnite utilizando o mesmo motor gráfico (Unreal Engine 4 Desenvolvido pela Epic Games), consegue rodar em uma configuração muito mais modesta, sem a necessidade de uma placa de vídeo offboard, por exemplo, um Ryzen 5 2400G (APU) consegue rodar o jogo na margem dos 60 Frames em Full HD por exemplo.
Já o Apex Legends, baseado no universo de Titanfall, ainda conta com alguns problemas de performance, que devem ser corrigidos com futuros patchs. O motor gráfico utilizado no jogo é ninguém menos que a Source – engine desenvolvida pela Valve para jogos como Counter-Strike Source, Half-Life 2 entre outros.
Foto de capa montagem: Reprodução
Rodrigo é Analista de Sistemas e redator no Pichau Arena. Sigo o seu trabalho em @rar_it.