Por quê as placas de vídeo mudaram de preço? Veja 4 motivos
Alta do dólar e falta de silício integram a lista
O brasileiro têm sofrido nos últimos tempos com preços mais alto das placas de vídeo por diversos fatores que afetam diretamente o preço dos produtos no Brasil. Mas… você sabe por quê acontece esse aumento? A Pichau explica em 4 itens as principais razões, confira:
Dólar em alta
O dólar movimenta todos os mercados e caso tenha alterações, o preço de todo tipo de produto também sofre com as mudanças. Isso não é diferente para placas de vídeo, visto que a moeda americana está mais caro.
Falta de silício
Você sabia que o silício é um material extremamente necessário para a composição das placas? O problema está em sua escassez , que afeta diretamente o valor do componente.
Crise de energia na China
A China — que domina grande parte da produção de componentes de hardware — está enfrentando uma crise energética por conta da falta de carvão, o que também afeta diretamente o mercado.
Mineração de criptomoedas
As placas de vídeo podem ser usadas para garimpar moedas virtuais — a linha RTX da NVIDIA são alguns exemplos — e por conta do processo que gerar dinheiro, acaba atrelando valor ao produto.
Confira o short sobre no canal oficial da Pichau:
Leia mais:
Projeto de lei pode regulamentar mercado de criptomoedas; entenda
FF: saiba como participar de campeonato de mapas da comunidade