Ao anunciar o próximo Ryzen, o 5800X3D, a AMD também informou que o produto não suportará overclock. Esse fato causou diversas reações na comunidade e em entusiastas tecnológicos. A Pichau fez algumas considerações sobre a decisão confira:
A marca tem um objetivo e, não se pode esquecer, das novas tecnologias disponíveis no Ryzen 7 5800X 3D como por exemplo o sistema de cache V-Cache 3D, que é uma memória de alta densidade empilhada. O que por si só já aumenta a temperatura do hardware consideravelmente, junto com todos os seus novos recursos, é de conhecimento geral que overclock também faz a temperatura do processador subir. Este, portanto, já é um bom motivo para o OC ser travado nesta plataforma.
A estabilidade é mais difícil de manter com uma quantidade maior de memória. Quando o overclock é efetuado, a memória cash também sobe, acontece que no ryzen 5800 X 3D a quantidade de memória já é elevada e concentrada em um só lugar. O overclock ser bloqueado é uma medida de segurança, além disso o precision boost por vezes chega na mesma capacidade de um OC manual.
Confira o vídeo na integra no canal oficial da Pichau:
Leia mais: