Está chegando a tão esperada COMPUTEX 2023, em Taipei, e nesta segunda-feira (29), a Intel iniciou a semana com o anúncio das novidades para a série de CPU para laptops de codinome Meteor Lake. A 14ª geração de processadores da empresa terá maior foco para uso de IA para melhorias de desempenho e recursos gráficos e devem ser apresentada durante o evento.
Usando as chamadas VPUs (Versatile Processing Unit), os novos chips serão dedicados a processamento de Inteligência Artificial, tornando os trabalhos de edição e filtragem de vídeo em tempo real alguns dos recursos mais básicos destes novos produtos.
Efeitos de desfoque, subsituição de fundo e reconhecimento de gestos, entre outros, serão recursos que se beneficiarão fortemente das novas Meteor Lake, além de demonstrar potencial para captura de movimento na Unreal Engine sem muito esforço.
Listada como Intel 0000, a empresa apresentou sua CPU Meteor Lake com 16 núcleos e 22 threads, e esta seria a configuração de uma CPU para laptops Meteor Lake-P. Estava em modo inativo a 0,37 GHz e tem um clock base de 3,1 GHz. O processador possui 1,6 MB de cache L1, 18 MB de cache L2 e 24 MB de L3.
Espera-se que o Meteor Lake seja lançado até o final deste ano para laptops. O que também pode ser importante observar é que o VPU estará disponível em todas as CPUs do Meteor Lake, incluindo as supostas variantes F de desktop, que geralmente não possuem suporte gráfico integrado.