Ícone do site Pichau Arena

Intel Core Ultra 200: Confira o lançamento e as principais diferenças

Reprodução: Intel

A Intel lançou seus novos processadores Intel, com um novo socket, o 1851. Os primeiros processadores compatíveis com este socket foram enviados à equipe especializada em hardware da Pichau para conferirmos os detalhes.

Os novos processadores sofreram uma mudança de nomenclatura, agora chamam-se Intel Core Ultra 200, retirando o famoso “i” que precede os processadores da marca. Confira todos os detalhes no vídeo completo em nosso canal do Youtube e leia a matéria a seguir:

 

Novas características

Os modelos de processadores lançados nesta última geração Intel estão divididos entre Core Ultra 5, Core Ultra 7 e Core Ultra 9. Cada um destas linhas possuem diferentes quantidades de núcleos. threads e cache.

Os da linha mais básica possuem 14 núcleos e threads, com 5.0Ghz em modo boost e até 50MB de cache. Enquanto os da linha Intel Core Ultra 7 possuem até 5.5Ghz de velocidade em modo boost, com 20 núcleos e threads e 66MB de cache.

Já os da linha mais robusta, Intel Core Ultra 9, alcançam até 5.7GHz de velocidade em modo boost, com 24 núcleos e threads e 76MB de cache. Todos estes processadores serão capazes de rodar jogos no lançamento, com alta taxa de FPS, além de conseguir um processar multi tarefas pesados.

Reprodução: https://www.adrenaline.com.br/

Principais mudanças

A Intel introduziu o conceito de Hyper-threading no mercado, um conceito tecnológico que permite que mais de uma thread trabalhe em cada núcleo de um processador, emulando alguns núcleos e threads trabalhando em paralelo.

Porém, a própria Intel abriu mão desta tecnologia e afirmou que não está dando retorno de potência que valha a pena nestas novas gerações, e optou por trocar o Hyper-threading por eficiência energética maior.

Na prática esta mudança altera a construção física do processador. Por exemplo, o mais robusta, Intel Core Ultra 9 conta com 24 threads, e todos eles são threads físicos, contendo 8 núcleos de performance, mais 16 núcleos de eficiência, somando ao todo os 24 threads apresentados.

Reprodução: Intel

Outra mudança é que a Intel conseguiu aproximar os clocks dos núcleos de eficiência (E-Cores) aos núcleos de performance (P-Cores), aproximando o boost de clock de ambos núcleos e melhorando a eficiência e estabilidade do processador.

Similarmente, a mudança de socket afeta a conectividade. A partir dos novos sockets LGA1851, a Intel preparou um processador um pouco mais expeço que a geração anterior. Além disso, trocou o formato quadrado, pelo retangular, aumentando o número de pinos necessários para instalação.

Reprodução: Intel

Inteligência artificial

Além do processamento de vídeo integrado, todos os Intel Core Ultra da nova geração possuem tecnologias de aprimoramento. Isso é, estes novos processadores possuem inteligência artificial acoplada, ou seja, uma Unidade de Processamento Neural (abreviado de NPU), que são núcleos e estruturas dedicadas para acelerar e inferência de inteligência artificial diretamente do processador.

 

0 0 votos
Classificação do artigo
Sair da versão mobile