O universo dos monitores evoluiu significantemente, deixando de simplesmente exibir imagens, para oferecer uma experiência visual imersiva e repleta de tecnologias. Compreender essas novas características e funcionalidades é essencial para fazer a escolha certa, seja para trabalhar, assistir ou jogar.
- Qual a diferença entre monitores 60Hz e 144Hz?
- Qualidade e custo benefício: 3 Monitores em Promoção na Pichau
Por isso, neste guia, vamos desvendar as tecnologias essenciais presentes em monitores, desde conceitos básicos até os recursos mais avançados, para ajudar a decidir na sua escolha.
Anti-Stuttering e Anti-tearing
A tecnologia anti-stutteting mais comum nos monitores hoje em dia é V-Sync, . Presente em placas de vídeo também, esta tecnologia sincroniza a taxa de quadros do jogo com a taxa de atualização do monitor. Ou seja, a placa de vídeo só envia o próximo quadro quando o monitor estiver pronto para exibi-lo, evitando os chamados screen tearing, cortes na imagem que acontecem quando a placa de vídeo e o monitor não estão sincronizados.
Embora seja eficaz em eliminação de tearing, o V-Sync pode induzi ao input lag (atraso nas respostas aos comandos) tornando-se menos ideal para jogos de reação rápida, cabendo ao usuário a escolha de ativar ou não, dependendo da tolerância ao input lag.
Adaptive Sync
Termo genérico para tecnologias como AMD FreeSync ou Nvidia G-Sync, que visam eliminar Stuttering e Tearing de forma mais inteligente. Ao invés de sincronizar a taxa de quadros com a taxa de atualização fixa do monitor, o Adaptive Sync sincroniza a taxa de atualização do monitor com a taxa de quadros da placa de vídeo.
Resultando em uma experiência mais fluída, essa tecnologia necessita que tanto o monitor quanto a placa de vídeo sejam compatíveis. Enquanto o FreeSync é uma tecnologia aberta e presente em diversas placas de vídeo, o G-Sync é patenteada pela NVIDIA e exige um módulo de hardware adicional ao monitor. Apesar das diferenças, o Adaptive Sync geralmente fornece uma experiência superior ao V-Sync.
Outras tecnologias
Além dessas, existem outras tecnologias presentes em monitores profissionais. Taxas de atualização de quadros chegam aos 360Hz, e tempos de resposta não ultrapassam 1ms (GtG – Grey to Grey). Além disso, ainda existem painéis IPS ou TN de última geração, que garantem cores vibrantes e alto contraste.
Ainda há outros recursos adicionais legais de se procurar em monitores. Um deles é o BFI (Black Frame Insertion), que melhora a nitidez de movimentos. Outro, o Low Blue Light, que reduz a fadiga ocular ao reduzir emissão de luz azul.
Assim, com tantas tecnologias disponíveis no mercado, cabe ao usuário analisar qual mais vale a pena para sua necessidade, e decidir se vale a pena investir em monitores mais tecnológicos.