eSports: cada vez mais presente nas universidades pelo mundo
Universidade de Santa Catarina irá oferecer bolsa de estudos para jogadores de Paladins
Hoje os eSports já são realidade na maioria dos países pelo mundo. Assim, é comum encontrar universidades que já possuem em seu ambiente acadêmico os jogos eletrônicos.
Todos os dias milhões de pessoas se teleportam para a realidade dos games em frente aos seus celulares, computadores e videogames. Porém, diferente de algumas décadas atrás, os jogos são tratados atualmente como profissão e possuem uma indústria que movimenta bilhões de dólares por ano.
A partir desse cenário, as universidades além de oferecer cursos de desenvolvimento de jogos, também investem em seus alunos nas competições de eSports em modalidades como: Dota 2, Counter-Strike: Global Offensive, League of Legends, Paladins entre outros.
Torneio de eSports em universidades brasileiras
No Brasil, o primeiro evento desse seguimento aconteceu em 2016. Intitulado Torneio Universitário de eSports (TUES), o campeonato contou com mais de 500 alunos e um total de 40 instituições estudantis do país inteiro. No ano de 2017, o TUES teve suas edições dentro da Universidade Mackenzie e na Max Arena (Antiga Max5), em São Paulo.
Em 2018, o TUES mostrou a força dos esportes eletrônicos no Brasil. Com a participação de vários cyber atletas, a competição teve cobertura de vários canais de comunicação de TV e jornais brasileiros.
eSports nas universidades brasileiras
Seguindo o exemplo de outras instituições internacionais, a Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina (UNISOCIESC) resolveu apoiar seus alunos que querem fazer parte de um time profissional de Paladins, game de FPS disponível para PC, PS4 e Xbox One. Além da oportunidade de jogar pela UNISOCIESC GUARDIANS, o aluno terá a chance de estudar na instituição com 50% de bolsa.
Os requisitos para participar do processo seletivo são:
- Pessoas que estejam cursando o ensino superior na UNISOCIESC Joinville (Marquês de Olinda ou Boa Vista);
- Caso não seja estudante da instituição, estar apto para ingressar na universidade no primeiro semestre de 2019 (ingresso ou transferência de outra universidade);
- Disponibilidade para treinos presenciais de segunda à sexta das 14h às 19h;
- Disponibilidade para jogar campeonatos presenciais aos fins de semana quando necessário;
- O processo seletivo ocorrerá por meio de entrevista e partidas com o time (presencialmente e online). É desejável que tenha experiência e familiaridade com o jogo.
Para maiores informações, o contato deverá ser feito através do email:
diego.sauter@unisociesc.com.br