Maior concorrente chinesa da NVIDIA anuncia novas GPUs de última geração para IA
Moore Threads mostra investimento no mercado chinês e lança novas GPUs para IA
Na última terça-feira (19), a Moore Threads, maior concorrente chinesa da NVIDIA, anunciou a MTT S4000, nova GPU para trabalho em IA e data centers.
- CPU Intel Core Ultra 7 155H É Superado Pelo AMD Ryzen 7 7840U Em Benchmarks
- BenQ Anuncia Primeiro Monitor De 540 Hz Da Marca
A novidade estará no KUAE Intelligent Computing Center, um data center contendo clusters de 1.000 GPUs S4000 cada. Além disso, a Moore Threads também está fazendo parceria com outras empresas chinesas, incluindo a Lenovo, para lançar seu ecossistema de hardware e software KUAE.
Até o momento, a fabricante não divulgou todas as especificações de sua GPU. Entretanto, quando a novidade é comparada com a S2000, é possível notar dobro de desempenho em FP32, cinco vezes o desempenho em INT8, 50% a mais de VRAM e maior largura de banda de memória.
Ao comparar com os modelos da NVIDIA, a GPU S4000 é melhor do que as GPUs de servidor Tesla baseadas na arquitetura Turing de 2018, mas ainda está atrás das Ampere e Ada Lovelace, lançadas em 2020 e 2022, respectivamente.
O S4000 carece de potência bruta, mas possui boa capacidade de memória e largura de banda, o que pode ser útil para as cargas de trabalho de IA e modelo de linguagem grande (LLM).
Por mais que a Moore Threads não consiga num primeiro momento enfrentar empresas como NVIDIA, AMD e Intel, o movimento é essencial para a China. As sanções dos EUA impediram a exportação de GPUs poderosas para o país, o que enfraqueceu a concorrência.