*Esta publicação é um conteúdo publicitário da Pichau
Na hora de adquirir um monitor, seja para jogar ou trabalhar, é comum ter dúvidas em relação às especificações, como o tipo de painel ou se taxas de atualização mais altas realmente fazem diferença. A Pichau preparou um guia para sanar todas as suas dúvidas e te ajudar na decisão.
Qual o meu tipo de uso?
A primeira questão a se levar em consideração na escolha do monitor é qual será o tipo de uso do mesmo, por exemplo, um monitor para games tem especificações um pouco diferentes de um monitor para trabalhos com edição de vídeos e imagens, como a abrangência e fidelidade de cores.
Para pessoas criativas, é interessante uma tela com uma alta gama de cores e qualidade superior de imagem. Já para os gamers, é um bom diferencial ter um monitor com altas taxas de atualização e um baixo tempo de resposta, para garantir uma gameplay mais satisfatória e fluida.
Tipos de Painéis
Atualmente é possível encontrar três principais tipos de painéis no mercado, o VA (Vertically Aligned — Alinhamento Vertical), TN (Twisted Nematic — Nemático Retorcido), e o IPS (In Plane Switching — Comutação Em mesmo Plano), cada um conta com características próprias.
A principal diferença entre os painéis se dá pelo funcionamento dos mesmos, enquanto o IPS têm cores mais fiéis com um ótimo ângulo de visão, o VA entrega um contraste muito maior e tons de pretos mais fiéis e definidos. Confira as principais vantagens e desvantagens:
VA
Vantagens:
- Melhor contraste;
- Preto bem definido;
- Bom ângulo de visão;
Desvantagens:
- Exibição de cores inferior ao IPS;
- Baixo tempo de resposta;
- Menor taxa de atualização;
IPS
Vantagens:
- Maior fidelidade de cores;
- Cores não sofrem alteração em diferentes ângulos de visão;
Desvantagens:
- Preço;
- Tons escuros tendem a ficar mais claros;
- Bom tempo de resposta;
TN
Vantagens:
- Melhor custo benefício;
- Tempo de resposta muito baixo;
- Altas taxas de atualização;
Desvantagens:
- Reprodução de cores inferior;
- Ângulo de visão limitado;
Tamanho da Tela
Outro ponto bastante importante é o tamanho da tela. Nessa questão também devemos levar em consideração o local onde o monitor será colocado, pois para assegurar a saúde da visão é necessário manter uma distância mínima, que varia de acordo com a dimensão do produto.
Com diversas opções no mercado, é interessante adquirir um monitor que proporcione uma utilização confortável e satisfatória, seja usando uma tela plana, ou uma tela curva para maior imersão nos jogos, permitindo um bom campo de visão para o usuário.
Resolução e Taxa de Atualização
Um erro comum ao se escolher um monitor é comprar um produto sem levar em consideração o setup. Resoluções mais altas — como a 4K (3840×2160), exigem muito mais processamento da placa de vídeo e do processador que resoluções Full HD (1920×1080), afetando diretamente seu uso e sua gameplay.
A taxa de atualização do monitor é a velocidade na qual as imagens mostradas são atualizadas. Quanto mais rápida essa velocidade, mais quadros por segundo podem ser exibidos e mais fluida será a reprodução do que está sendo visualizado. O número de alterações por segundo é medido em hertz (Hz).
Uma velocidade de atualização satisfatória depende muito da plataforma onde está sendo reproduzido o vídeo ou jogo. Enquanto a maioria dos cinemas exibem imagens com 24 Hz, um monitor básico nos dias atuais roda em uma média de 60 Hz, com monitores gamers podendo chegar a até 360 Hz.
A exibição de altas taxas de quadros na tela também está ligada ao PC utilizado, pois para usufruir de toda a capacidade do monitor, é necessário que o setup mantenha uma performance suficiente para que você possa perceber a fluidez proporcionada pelo produto.
Em jogos a busca por taxas de atualização cada vez mais altas está ligada à possibilidade do monitor acompanhar os movimentos do jogador, que em jogos competitivos tende a ser cada vez mais rápidos.
Com mais hertz permitindo mostrar mais quadros por segundo, telas mais velozes podem mostrar imagens mais rapidamente na tela, dando vantagem competitiva em jogos como Counter-Strike: Global Offensive ou VALORANT.
Tempo de Resposta
O tempo de resposta também está ligado à qualidade de imagem entregue pela tela, pois durante a transmissão de uma imagem, a sequência de cores é alterada constantemente. A velocidade em que a imagem altera o cinza, por exemplo, para o cinza novamente, é o tempo de resposta.
Quanto menor o seu tempo, com melhor definição, clareza e suavidade a imagem aparece na tela. Com um menor tempo de resposta, também é possível evitar o chamado “ghosting” (efeito fantasma), em que é possível observar um rastro na movimentação do que está sendo exibido no monitor.
Funcionalidades
Existem recursos específicos que podem ser encontrados em vários modelos de monitores. Como o Flicker Free, que evita uma cintilação constante na tela que pode prejudicar a visão, ou o Low Blue Light, que diminui a emissão de luz azul, proporcionando uma leitura mais confortável e menor desgaste da vista.
Há também tecnologias como o FreeSync, recurso que melhora a sincronização dos quadros entre a placa de vídeo e o monitor, evitando a famosa “quebra de quadros”, no qual é possível observar frames cortados na exibição de movimentos na tela.
Outra funcionalidade que é interessante ser considerada é a abrangência e quantidade de cores que o produto oferece. É bom observar se ele tem boa abrangência de cores em Adobe RGB, SRGB, DCIP3, entre outros, que irão influenciar principalmente em trabalhos criativos, como edição de vídeos ou imagens.
Construção
A construção do produto influencia diretamente em sua durabilidade, por este motivo é bom olhar para o tipo de material utilizado na produção do monitor, se ele tem as conexões necessárias para o tipo de uso para qual está sendo adquirido, e até a altura da base devem ser observados.
Caso você planeje colocar o produto em um suporte — articulado ou não, é necessário saber se há furação no padrão VESA. Possibilidade de movimentação da tela, ou se a tela possui alto falantes também deverão ser levados em consideração, caso seja necessário para o seu uso.
Com estas informações em mente, agora você pode escolher seu monitor de acordo com suas necessidades no site da Pichau.
Para ver mais algus detalhes sobre monitores, confira o vídeo do YouTube da Pichau: