O jogador estrela do elenco de VALORANT da EDward Gaming (EDG), Zheng “ZmjjKK” Yongkang, partilhou recentemente os seus pensamentos sobre os resultados pouco animadores da equipe no final do ano, citando o calendário intenso após competições consecutivas nos últimos dois meses, que deixou pouco ou nenhum tempo para descansar.
Como o melhor time indiscutível da China durante anos, a EDG teve um calendário incrivelmente exigente, tanto a nível nacional como internacional. Os porta-bandeiras chineses participaram dos três eventos internacionais de VALORANT este ano em São Paulo, Tóquio e Los Angeles, além de seis torneios nacionais ao longo do ano.
Este calendário exigente é muitas vezes afetado pelo bem-estar mental dos jogadores, especialmente daqueles que ainda são relativamente jovens. Contudo, ZmjjKK foi direto: “Esperam que eu mantenha um estado competitivo 100% depois de jogar cinco torneios offline em dois meses? Para ser sincero, se acha que é capaz de o fazer, vem substituir-me na EDG“.
Desses seis eventos chineses, quatro foram realizados em LANs em Xangai, sendo que três aconteceram apenas nos últimos dois meses, durante os quais eles conquistaram a vitória em todos os três. E isso sem contar a participação em dois eventos OFF//SEASON em Seul, o TEN VALORANT Global Invitational e a AfreecaTV VALORANT League.
Para exprimir ainda mais a sua frustração, ZmjjKK falou do desgaste físico que o calendário teve para ele e para o seu time: “Este ano, dói-me a mão e estou muito cansado. Estou mesmo em baixa. Honestamente, não se trata da minha mentalidade nem de nada disso. Sinto que não estou de boa saúde por ter jogado demasiados torneios este ano”, disse.
Para colocar isso em perspectiva, a EDward Gaming jogou um total de 54 séries oficiais este ano, com 22 delas acontecendo apenas nos últimos dois meses. Isto incluiu 10 eventos de fevereiro a dezembro, totalizando 135 mapas jogados, sem contar com as scrims de nível China, que provavelmente são rígidas.