Os jogos eletrônicos têm crescido em popularidade nas últimas décadas, atraindo milhões de jogadores profissionais e entusiastas em todo o mundo.
No entanto, à medida que os players passam longas horas em frente as telas, um novo desafio surge: o cuidado com a saúde física. É aí que a fisioterapia entra em cena para garantir que os gamers possam manter seu desempenho de alto nível e uma qualidade de vida saudável.
- 5 dicas de especialistas da saúde para te ajudar nas ranqueadas
- VALORANT: Legacy e MIBR avançam para semi lower
A Pichau Arena teve a oportunidade de conversar com Vitor Kenji, fisioterapeuta especializado em eSports, que encontrou uma maneira única de combinar sua paixão por jogos com sua profissão.
Recentemente, o profissional lançou o eBook “Guia para Gamers”, em que Kenji compartilhou sua jornada e a importância da união entre fisioterapia e os eSports.
Uma união de paixões
Vitor Kenji, profissional de fisioterapia com mais de uma década de experiência, compartilha sua trajetória única que o levou a se tornar um pioneiro na aplicação da fisioterapia no mundo dos eSports.
“Eu posso falar que eu sou uma pessoa privilegiada, que conseguiu unir o meu hobby que são os games com a minha profissão que a fisioterapia. Desde a minha infância, eu sempre gostei de jogos, sempre gostei de videogame, computador.”
Kenji se formou em fisioterapia em 2009 e, por sete anos, trabalhou em clínicas voltadas para ortopedia. No entanto, seu destino mudaria quando ele se deparou com uma matéria sobre o Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) em 2016.
“Eu mandei e-mail para os times para ver se eles tinham fisioterapeuta e, para minha surpresa, nenhum tinha fisioterapeuta,” lembra Kenji. Determinado a fazer a diferença, começou a apresentar seu projeto para os times.
Em novembro de 2016, a INTZ o convidou para uma reunião que selou o acordo e o tornou o primeiro fisioterapeuta a trabalhar diretamente com uma equipe de eSports no Brasil.
A importância da fisioterapia
A carreira de um jogador profissional de eSports pode ser tão intensa e desafiadora quanto a de um atleta tradicional. Muitas horas são dedicadas a treinos e competições, muitas vezes envolvendo movimentos repetitivos e intensos. Essa intensidade pode levar a problemas de saúde.
“O maior desafio dos gamers é dosar a carga de treino. O jogador fica longas horas jogando, com muito movimento repetitivo e intenso, em um longo período. Com certeza, ele tem chance de desenvolver uma tendinopatia se ele não se cuidar. O meu Guia, por exemplo, tem algumas orientações sobre fazer pausas entre os blocos e treinos e algumas dicas”
Cuidando dos campeões
No mundo dos eSports, Kenji percebeu a necessidade de cuidados com a saúde dos jogadores, tanto profissionais quanto amadores. Para preencher essa lacuna, o profissional decidiu criar o eBook “Guia para Gamers”. Vitor compartilhou sua motivação por trás da criação desse recurso.
“Muitos jogadores de outros times que eu não trabalho e os jogadores amadores queriam alguns exercícios para estar fazendo em casa, que não sejam muito difíceis. Então, foi isso que dei: um suporte básico para os jogadores fazerem em casa. No meu e-book, há muitas opções.”
Ver essa foto no Instagram
“É para conscientizar e mostrar também a importância da fisioterapia na rotina deles. Então, acho que tudo isso é voltado para disseminar ao máximo a fisioterapia.”
Os três pilares
Kenji enfatiza que na fisioterapia, três pilares são cruciais para uma rotina saudável:
- Prevenção: A base da fisioterapia nos eSports é a prevenção. Kenji explica que é fundamental trabalhar com os atletas para fortalecer e condicionar seus corpos, focando nos movimentos específicos do esporte virtual que praticam. Exercícios que simulam esses movimentos ajudam a reduzir o risco de lesões.
- Reabilitação Rápida: Além da prevenção, a reabilitação rápida é essencial. As equipes desejam que seus jogadores estejam em plena forma e livres de dores durante toda a temporada. Portanto, a fisioterapia busca garantir que qualquer lesão seja tratada de forma eficaz e que os jogadores retornem o mais rápido possível às competições.
- Equipe Interdisciplinar: Kenji destaca a importância de trabalhar em equipe. Além do fisioterapeuta, a equipe inclui médicos, psicólogos, nutricionistas e educadores físicos. Essa abordagem interdisciplinar não apenas melhora o desempenho dos atletas, mas também contribui para sua qualidade de vida, lidando com aspectos físicos e mentais.
Guia para Gamers
Recentemente, Vitor lançou o ebook intitulado “Guia para Gamers”, um recurso valioso para jogadores que desejam cuidar de sua saúde enquanto se dedicam ao mundo virtual.
No entanto, Kenji destaca que não é um substituto para o tratamento de um profissional ou a prevenção de lesões específicas mas sim um combo de orientações.
“O e-book não é um guia de tratamento e não é um guia preventivo. Porque quando a gente fala em prevenção, é para não ter dor, não ter uma tendinite. Ele é apenas um conjunto de orientações gerais para as pessoas seguirem em casa.”
“Cada pessoa é única e terá necessidades específicas. Portanto, ele não substitui nenhum profissional de saúde. É um guia que oferece algumas orientações gerais para o dia a dia.” completou.
Cuidando do Bem-Estar
O mundo dos eSports é conhecido por suas maratonas de jogos, com players passando longas horas na frente das telas. O profissional enfatiza a importância da fisioterapia para ajudar jogadores e atletas virtuais a enfrentarem os desafios físicos que horas na mesma posição com movimentos repetitivos exige.
“Mesmo se você ficar todo direitinho, se ficar por muito tempo, você vai começar a sentir dor. Então eu sempre falo que a melhor postura é a próxima. Nisso, a fisioterapia ajuda muito, trabalhando os músculos e promovendo um bom fortalecimento muscular para esse jogador.”
Uma aliança pela saúde
Em um mundo cada vez mais digital e conectado, a saúde e o bem-estar dos gamers têm se tornado uma preocupação crescente. A atividade intensa e prolongada diante dos videogames muitas vezes leva a desconfortos físicos, dores musculares e até lesões.
No entanto, a entrada de profissionais de fisioterapia no mundo dos jogos eletrônicos tem proporcionado uma revolução positiva. Neste contexto, o fisioterapeuta expressou sua satisfação com o impacto positivo que suas orientações vêm causando na vida dos jogadores.
“Um motivo que me deixa muito contente são esses feedbacks positivos. Por mais que seja um e-book de orientação, é uma coisa que tá fazendo a diferença na vida das pessoas. Sobre a fisioterapia impactar positivamente a vida dos gamers.” finalizou.