Ícone do site Pichau Arena

Vazamento revela possível lançamento de GPUs NVIDIA RTX 50 para notebooks já em 2025

Imagem: Reprodução/NVIDIA

Na última semana, um vazamento publicado por Dominic Alvieri através de seu perfil no revelou uma imagem com supostos planos de desenvolvimento da NVIDIA para a nova geração de placas de vídeo RTX 50, e chama atenção um possível lançamento das GPUs para mobile já em 2025.

Segundo as informações disponibilizadas, o leak foi realizado pelo grupo de hackers RansomHub, que acessou documentos confidenciais da empresa Clevo, de Taiwan, conhecida por fabricar OEMs (Original Equipmant Manufacturer) e chassis de notebooks.

Conforme indica a imagem vazada, é possível que sejam observadas seis variantes diferentes do chip, sendo: X11, X9, X7, X6, X4 e X2.

Como o próprio nome indica, quanto maior o número após a letra “X”, mais poderoso é o modelo. Deste modo, o X11 supostamente será equipado com 16 GB de memória no padrão GDDR7, enquanto os modelos mais básicos devem contar com 8 GB também no mesmo padrão.

Imagem: Reprodução/Dominic Alvieri

É importante destacar que, com as GPUs mais simples da linha equipadas com 8 GB, a NVIDIA dá um passo interessante rumo à maior capacidade, haja vista que em line-ups anteriores os chips de entrada mobile contavam com uma configuração de 6 GB.

No mais, foi revelado também que a corporação comandada por Jensen Huang não parece ter, neste momento, a intenção de retirar do mercado de notebooks as placas RTX 4050 e RTX 3050, ainda que contem somente com 6 GB de VRAM. Todavia, uma das mudanças esperada é a substituição da RTX 2050 de 4 GB pela RTX 3050 de 4 GB.

Vale ressaltar que o vazamento informa também que o TGP das placas de vídeo RTX 50 para portáteis deve ser menor do que o observado nas gerações anteriores, com a suposta RTX 5050 atingindo um máximo de 115W, por exemplo.

Por fim, os rumores apontam para o lançamento das novidades em 2025, com a produção sendo iniciada já em janeiro do próximo ano.

 

0 0 votos
Classificação do artigo
Sair da versão mobile