O VALORANT pode parecer um novo mundo para os novatos no jogo, mas com prática, o FPS (First Person Shooter) se mostra mais fácil do que parece. Para facilitar essa jornada, a Pichau Arena trouxe um dicionário com as principais expressões que você precisa dominar para se comunicar e jogar com facilidade.
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Termos Básicos
- Agentes: São os personagens jogáveis, cada um com habilidades únicas que influenciam o jogo, como Sage, Jett e Phoenix;
- Bombsite ou spike site: São as áreas específicas nos mapas em que os jogadores do time atacante devem plantar a Spike;
- Spike: O dispositivo que a equipe atacante deve plantar para vencer a rodada. Similar a uma bomba em outros jogos de tiro táticos;
- Defusar: Desarmar a Spike após ela ter sido plantada pela equipe atacante;
- Plantar: Armar a Spike no chão em um dos locais designados pelo mapa;
- Clutch: Quando um jogador consegue vencer a rodada estando em desvantagem.
Comunicação e Estratégia
- Rotacionar ou rodar: Se movimentar rapidamente de uma parte do mapa para outra, geralmente para mudar a posição;
- Spray: Atirar sem controlar muito o recuo da arma, em vez de usar disparos mais curtos;
- Entry fragger: Esse é o jogador encarregado de ser o primeiro a entrar em um bombsite ou posição, geralmente para pegar informações ou conseguir o primeiro abate;
- Lurker: O jogador que fica mais longe do time, tentando pegar os adversários pelas costas ou desprevenidos;
- Avançar: Entrar de forma rápida em direção ao bombsite ou posição inimiga;
- One-tap: Eliminar um adversário com apenas um tiro na cabeça.
Tipos de Rodadas
- Pistol round: A primeira rodada de um lado, em que os jogadores têm dinheiro limitado e geralmente compram apenas pistolas e habilidades básicas;
- Eco round: Rodada em que a equipe gasta o mínimo possível para economizar dinheiro para futuras rodadas;
- Forçado: Comprar o máximo possível com os recursos disponíveis, geralmente em situações em que é preciso uma vitória no round;
- Bonus round: Uma rodada em que a equipe vencedora de uma Pistol Round decide manter suas armas mais fracas para economizar dinheiro.
Habilidades e Utilitários
- Flash: Uma habilidade que cega temporariamente os inimigos, reduzindo a visão dos adversários;
- Smoke: Habilidade que cria uma área de fumaça, bloqueando a visão e criando cobertura;
- Molotov ou molly: Habilidade que lança um objeto incendiário, causando dano ao longo do tempo em uma área específica;
- Ult (Ultimate): A habilidade mais forte de um agente, carregada por orbs que são ganhas após alcançar objetivos, como plantar a spike ou conseguir abater alguém.