Administrar a economia em VALORANT é essencial para garantir a vitória, evitando ficar desarmado ou sem habilidades no próximo round. Com isso, a Pichau Arena trouxe todos os detalhes sobre o sistema econômico do popular jogo de tiro tático da Riot Games.
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A economia determina o ritmo e o resultado de cada rodada. Os jogadores começam cada partida com uma quantia fixa de créditos, a moeda do jogo, que pode ser gasta em armas, habilidades e utilitários. No entanto, o dinheiro é limitado e precisa ser gerenciado com sabedoria, já que cada compra afeta as rodadas subsequentes.
Os denominados Creds, são a moeda do confronto. O ganho dos créditos varia conforme o desempenho individual e coletivo de cada time. Ao iniciar uma partida, os jogadores recebem 800 Creds, com a mesma quantia concedida após a troca de lados.
As vitórias e derrotas dos rounds também afetam a economia, proporcionando 3.000 Creds por vitória e 1.900 Creds por derrota. Já em prorrogações, os jogadores recebem um impulso financeiro de 5.000 Creds.
No entanto, se uma equipe enfrentar uma série de derrotas consecutivas, os jogadores continuarão a receber créditos para evitar que a desvantagem se torne muito grande, podendo chegar ao máximo de 2.900 créditos.
A cada eliminação, os jogadores recebem 200 créditos, no time atacante é recompensado com 300 moedas ao plantar a spike. É importante ressaltar que há um limite máximo de 9.000 Creds que cada jogador pode acumular. Além disso, é possível adquirir armamentos para aliados que não possuem créditos suficientes.
Confira os valores dos recursos padrão:
- Classic: Grátis
- Shorty: 300
- Frenzy: 450
- Ghost: 500
- Sheriff: 800
- Stinger: 1.100
- Spectre: 1.600
- Bucky: 850
- Judge: 1.850
- Bulldog: 2.050
- Guardian 2.250
- Phantom: 2.900
- Vandal: 2.900
- Marshal: 950
- Outlaw: 2.600
- Operator: 4.700
- Ares: 1.600
- Odin: 3.200
- Colete leve: 400
- Colete completo: 1.000
Gerenciar os créditos é uma parte importante para poder garantir a vitória na partida. Os jogadores precisam tomar decisões rápidas e estratégicas sobre quando economizar e quando gastar, levando em consideração fatores como o resultado da rodada anterior, o desempenho da equipe e a estratégia do adversário.
A economia segue um padrão de altos e baixos, chamado de “eco rounds” e “forçado”. Durante os eco rounds, os jogadores optam por economizar seus créditos, comprando armas menos potentes e menos utilitárias para acumular recursos para rodadas futuras. Por outro lado, os rounds forçados são momentos em que os jogadores gastam seus créditos em armas de alto poder e utilitários para aumentar as chances de vitória.
Quando fazer um eco round
- Baixa Economia: Se sua equipe não tem dinheiro suficiente para comprar armas e utilitários necesários. Assim, os jogadores comprarão pistolas baratas ou nada, economizando dinheiro para um próximo round para poder fazer uma compra completa;
- Próximo do bonus round: Se você sabe que a equipe adversária está prestes a ganhar um bonus round (quando eles têm um equipamento inferior, mas dinheiro suficiente para comprar no próximo round), pode ser vantajoso economizar para responder com força total quando eles tiverem um armamento melhor;
- Placar desfavorável: Se você está em desvantagem e precisa de maiores chances de vencer futuros rounds críticos, economizar pode ajudar para um próximo round decisivo.
Quando fazer um forçado
- Próximo do final do half: Quando o time está perto do final do half (ataque/defesa) e não vai ter muitas oportunidades de usar o dinheiro restante, forçar a compra para tentar ganhar rounds pode ser trazer vantagem.
- Quebrar a economia adversária: Se você vencer um round pode quebrar a economia do adversário, fazendo com que eles fiquem em uma situação de eco no próximo round.
Equipes com uma economia forte têm mais opções táticas à sua disposição, enquanto equipes em desvantagem financeira muitas vezes são forçadas a adotar estratégias mais arriscadas ou menos convencionais para se manterem no confronto.