Dentre todos os jogos de tiro em primeira pessoa, Tom Clancy’s Rainbow Six Siege (R6) é um dos mais complexos. Com mais de 65 agentes, o jogo possui um leque de possibilidades para diferentes estratégias. Confira a seguir o básico para começar a jornada em R6.
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Por se tratar de um jogo com tantas possibilidades, os jogadores tem que pensar em cada passo e decisão que tomarão pois qualquer escolha errada pode significar a derrota para a equipe.
Modos de jogo
Rainbow Six conta com três modos diferentes no modo PvP, porém nas competições profissionais apenas o modo bomba é utilizado. Os modos são: refém, segurança de área e bomba.
- Bomba
Nesse modo, há duas bombas no mapa e os atacantes devem tentar desarmar uma das bombas ativando o desarmador.
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- Quando o desarmador for ativado, levará 45 segundos para desarmar a bomba. Os atacantes vencem a rodada se conseguirem desarmar uma das duas bombas ou o time inimigo for eliminado.
- Os defensores tem que impedir que os Atacantes coloquem o desativador na bomba ou desarmar o desativador. Caso eliminem todos os inimigos, os defensores também vencem a rodada.
- Refém
O modo do refém consiste na equipe dos atacantes localizarem o refém e o escoltarem até as áreas marcadas no mapa.
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- Os atacantes precisam eliminar a equipe defensora ou resgatar o refém sem serem eliminados para ganhar a rodada.
- Já para os vencerem, precisam manter o refém até o tempo acabar ou eliminar o time inimigo.
- Segurança de área
Já na segurança de área, a equipe dos defensores devem proteger uma área determinada do mapa, impedindo que a equipe atacante fique dentro da área.
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- Os atacantes devem localizar a área com o container biológico e manter a posição lá dentro por 10 segundos.
- Já os defensores precisam evitar a entrada dos atacantes na área, ficando dentro da mesma.
- O cronômetro é interrompido caso ao menos um integrante de cada equipe fique na área. Quando um dos inimigos saem da área, o cronômetro é retomado.
Mapas
Uma das inovações que R6 trouxe para o gênero, foi a possibilidade de criar pixels ao quebrar paredes, janelas e alçapões sem reforços. Além disso, há a possibilidade de criar pixels quando o chão é feito de madeira.
A rotação de mapas para modos 4fun (para jogadores casuais) e para ranqueadas são diferentes.
- Rotação de partida rápida
- Laboratórios Nighthaven
- Banco
- Chalé
- Casa de campo
- Litoral
- Consulado
- Favela
- Residência
- Torre
- Villa
- Rotação ranqueada
- Laboratórios Nighthaven
- Estádio
- Planície esmeralda
- Banco
- Border
- Chalé
- Casa de campo
- Litoral
- Consulado
- Café Dostoyevsky
- Canal
- Oregon
- Outback
- Arranha-céu
- Parque temático
- Villa
É importante lembrar que de acordo com as temporadas que entram e saem, a rotação de mapas se altera e alguns mapas ficam indisponíveis na rotação ranqueada.
Agentes
Rainbow Six conta com 69 agentes ao todo, divididos entre atacantes e defensores. Os times podem basear sua estratégia de acordo com o papel que cada um dos agentes desempenha.
- Defensores
- Hard breachers: Tem como principal objetivo destruir paredes, janelas e alçapões reforçados.
- Suporte: Como o próprio nome diz, prestarão serviço para que os aliados da equipe possam entrar na área do objetivo.
- Soft breachers: O ponto forte desses agentes é quebrar partes do mapa que não estão reforçadas, incluindo o chão de madeira de algumas partes dos mapas.
- Entry Fraggers: São agentes que possuem mais velocidade e isso faz com que consigam ter mais facilidade em entradas rápidas.
- Disruptores: Agentes que ao utilizarem sua habilidade, desabilitam os gadgets dos defensores.
- Snipers: Agentes que possuem armamento para troca de tiros à distância, portanto possuem prioridade em pixels fora do mapa.
- Negadores de área: Agentes que impedem o retake dos defensores na área do objetivo.
- Agentes de informação: O foco desses agentes é coletar o máximo de informações para que uma estratégia seja criada.
- Atacantes
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- Negadores de entrada: Agentes que possuem habilidades que impedem a entrada dos atacantes.
- Anti-informação: O foco desses agentes é counterar os agentes de informação atacantes, impedindo que coletem informações.
- Negação de área: `Possuem skills que negam o acesso à áreas específicas do mapa.
- Agentes de informação: Agentes que coletam informações para a equipe defensora saber onde será realizada a entrada dos atacantes.
- Trapers: Esses agentes criam armadilhas para que os atacantes sejam debilitados.
- Lurkers: O foco desses agentes é sair da área do objetivo e tentar pegar abates e/ou informações em toda área do mapa.
- Suporte: Operadores de suporte são projetados para ajudar os companheiros de equipe.
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Equipamento
Além dos armamentos utilizados pelos agentes, os personagens possuem gadgets que podem ser utilizados dependendo se o jogador está no ataque ou defesa.
- Defesa
- Arame farpado.
- Câmera farpada.
- Escudo implantável.
- Granada de impacto.
- C4.
- Alarme de proximidade
- Ataque
- Carga de explosão.
- Claymore.
- Granada explosiva.
- Carga de Hard Breach
- Granada de fumaça
- Flashbang