No universo dos eSports, as mulheres não apenas encontraram seu lugar, como também provaram que são figuras fundamentais nesse cenário em constante crescimento. Longe de ser uma conquista pontual no Dia Internacional da Mulher, a presença feminina nos esportes eletrônicos é diariamente destacada e fortalecida, desafiando antigas percepções sobre o mundo dos games.
- Gaules anuncia volta da G3X: desta vez, em futebol de 7
- FURIA anuncia equipe com Falcão e o Estagiário para Fut 7
O sentimento de inclusão e acolhimento tornou-se um dos principais catalisadores para a popularização dos eSports, quebrando as barreiras que, por muito tempo, limitaram a participação nesse universo. Em meio a mulheres de destaque nesse cenário, conversamos com Amanda ”Mands” Toledo, sobre sua jornada.
Uma Paixão Desde a Infância
A trajetória de Mands no universo dos games começou cedo, marcada pela paixão e pela união entre a criação de conteúdo e os jogos. Desde os primeiros passos, a influencer superou as adversidades com resiliência e não se deixou abalar pela pouca idade ou pelos obstáculos.
“Eu sempre gostei de me gravar, então já com 13 anos, eu pegava a câmera da minha mãe e fazia vários vlogs, mini jogos entrevistando minha família e quando tive um computador postei um vídeo no youtube falando sobre isso.”
“Esse vídeo repercutiu muito, pois na época não tinham muitas meninas gamers e todo mundo acusava de não gostarem realmente daquilo quando não se era um expert no assunto. Tomei bastante hate, mas também ganhei vários inscritos, e com esse sabor agridoce começou a minha vida na internet. “, completou Mands.
Uma oportunidade em meio às dificuldades
No auge de seus anos universitários, a vida de Amanda teve uma reviravolta inesperada. Diante de dificuldades financeiras que a forçaram a trancar os livros e interromper sua jornada acadêmica, Mands encontrou-se em um período de tristeza e solidão.
Contudo, foi esse momento desafiador que abriu as portas para um universo diferente. Em busca de uma distração, a criadora de conteúdo iniciou sua jornada nas transmissões ao vivo.
“Eu gostava muito de jogar desde jovem e quando estava no segundo ano da faculdade de psicologia passei por dificuldades financeiras e precisei trancar o curso, acabei ficando muito triste e sozinha, comecei a fazer live pra ter algo pra me distrair e encontrei um mundo que eu nem imaginava, com amigos e diversão. “
Inspiração diária
A inspiração por trás da carreira da criadora de conteúdo mantém a chama acesa na busca por seus sonhos. Referindo-se a figuras como Camilota XP e Bravaff, Mands destaca que se identifica com elas e se inspira diariamente vendo-as conquistando grandes feitos.
“Me inspiro muito na Camilota XP e na Bravaff, ambas mulheres extremamente corajosas e talentosas que não têm medo de desafio. Eu me identifico com elas e me inspiro quando vejo elas conquistando grandes feitos.”
Objetivos profissionais e pessoais
Quando questionada sobre seus objetivos futuros, a influencer destaca a importância de transmitir um ambiente feliz e confortável para quem a assiste. Além disso, ela expressa seu desejo de, fora dos games, cuidar de sua outra paixão: os animais.
“Para essa pergunta minha resposta é muito clichê, infelizmente (risos). Eu só quero representar algo feliz e confortável para quem me assiste. Quero passar emoções humanas e ser companhia para quem me assiste, assim como meu público da live foi minha companhia quando eu precisei.”
“Fora dos games, estou fazendo faculdade de medicina veterinária para poder cuidar da minha outra paixão, que são os animais.”, afirmou.
Lidando com a visibilidade no cenário gamer
Lidar com um cenário majoritariamente masculino não é fácil, especialmente quando por muito tempo os games foram taxados como “coisa para meninos”. Mands compartilha como é lidar com a crescente visibilidade e reconhecimento dentro do cenário gamer como mulher.
“Eu acho o máximo, quando paro pra olhar pra trás e me sinto forte, por tudo que já superei, por tudo que já ouvi, por ter me provado capaz. Eu nunca me acostumei a trabalhar com grandes marcas, eu fico feliz como se fosse a primeira, às vezes até pulo no meu quarto. Quero ser luz para que outras meninas vejam que elas também podem, basta começar. Nós somos muito capazes.”
Redes sociais: Construindo carreiras e inspirando mulheres
As redes sociais desempenharam um papel fundamental na construção da carreira de Mands como criadora de conteúdo. A profissional destaca a importância de postar no YouTube e fazer lives na Twitch para atingir um público diversificado. Ao ver mulheres sendo reconhecidas e inspirando outras, Mands destaca a beleza desse ciclo..
“As redes sociais tiveram papel fundamental na construção da minha carreira como criadora de conteúdo, afinal, se eu nunca tivesse postado no YouTube ou feito uma live na Twitch, eu nunca teria atingido as pessoas que atingi.”
“Também não sei o que seria da minha vida sem esse trabalho que me salvou. Hoje em dia, cada vez vejo mais mulheres gamers no mundo digital e isso enche meu coração de alegria, fico feliz quando vejo as mulheres sendo reconhecidas e inspirando outras, é um ciclo lindo.”, completou a influencer.
A ascensão das mulheres nos eSports é mais do que uma narrativa de inclusão, é uma revolução que desafia estereótipos e transforma o cenário dos jogos eletrônicos. Assim como a trajetória de Mands, a inclusão pavimenta o caminho para futuras gerações. À medida que quebram barreiras e desafiam preconceitos, redefinem o que significa ser uma gamer.