Ícone do site Pichau Arena

Ninja pausa lives para cuidar da saúde mental; entenda

Foto: Reprodução/Ryan Scott Hadj

O mundo dos eSports (esportes eletrônicos) e lives são uma paixão para muitos, mas também podem por causar desgaste mental. Nesta quinta-feira (1), Tyler “Ninja” Blevins, um dos nomes mais conhecidos do Fortnite, precisou sair de uma transmissão e possivelmente irá pausar a carreira.

 

 

Muitos dos criadores de conteúdo e pro players podem se esgotar com falta descanso e stress contínuo, sendo o caso do ex jogador profissional e popular streamer Ninja, que se retirou da transmissão de sua live após perder uma partida que jogou em companhia do streamer SypherPK. Em um vídeo divulgado, Ninja respirou fundo após uma jogada, ficou em silêncio por alguns segundos ao ser chamado por seu amigo e fechou a transmissão. Veja:

 

 

“Eu não posso mais fazer isso, cara. Eu não estou brincando. Eu tive o suficiente. […] Na verdade, eu honestamente tenho que fazer uma pausa no streaming. Vou enlouquecer” .

Aparentemente, o streamer teria desistido da transmissão por conta dos resultados das partidas durante a live, porém, Ninja também removeu grande parte das suas informações nas redes sociais. No Twitter, por exemplo, retirou a foto de perfil e a biografia e fixou um tweet fixado dizendo “Eu só preciso de uma pausa… não sei quando estarei de volta, ou aonde”. 

 

 

Imagem: Reprodução/Twitter

 

 

Ninja e metas da MIXER

 

Vale lembrar que Ninja deixou a Twitch em 2019 para se juntar a Mixer, que na época pertencia a Microsoft. Devido a gravidade da pandemia de Covid-19 e com o fechamento da plataforma de streaming em 2020, o profissional retornou à Twitch, mas dessa vez sem contrato exclusivo.

Em entrevista concedida ao Courage and Nadeshot Show em 14 de outubro de 2021, Ninja disse que no Mixer: “Eu estava transmitindo o dobro das minhas horas, é muito difícil bater a meta de horas de streaming” explicou. “Eu tinha uma necessidade de 150 horas, estava fazendo 300 fáceis. Eu queria que [Mixer] ganhasse. Eu estava transmitindo o dobro do meu requisito por seis meses seguidos e ainda não deu certo. Não foi por falta de vontade” completou Ninja. Confira a entrevista (em inglês) na íntegra:

 

 

Apesar de não saber do fim da plataforma com antecedência, comentou  que por mais que não estava preparado para o encerramento da Mixer, estava protegido judicialmente em contrato e não sofreu perdas.

 

Outros casos nos eSports

 

Não é a primeira vez que isso acontece neste universo, assim como os streamers, os pro players também podem se esgotar por pressões e resultados dentro do competitivo dos eSports. No League of Legends (LoL), por exemplo, o astro da paiN Gaming, Felipe “BrTT” Gonçalves, anunciou pausa na carreira durante o Prêmio CBLOL 2021 e segue com foco em outros tipos de conteúdo. Relembre:

 

 

Em 2020, o competitivo de CounterStrike: Global Offensive (CS:GO) viu André “tiburci0” Rossetto se afastar por tempo indeterminado das atividades da organização DETONA Gaming também para cuidar da saúde mental. Em sua conta oficial da rede social Twitter, tiburci0 disse que “O stress e desgaste ao longo dos tempos foram acumulando e sinto que isso é uma ação necessária pra minha saúde mental no momento”.  Veja o comunicado completo:

 

 

 

Foto: Reprodução/ CLUTCH BR League Season 1

 

 

Outros pro players conhecidos pela comunidade brasileira também precisaram de ausentar dos eSports, tais como Bruno “Goku” Miyaguchi e Gustavo “Baiano” Gomes. Baiano é considerado um dos maiores streamers na Twitch no Brasil ficou fora dos palcos primeiro por saúde física e, com o longo do tempo, chegando a mental.

Há alguns anos existe a discussão da necessidade do preparo psicológico em toda e qualquer modalidade de esportes e algumas equipes têm levado isso a sério. Claudio Godoi, psicólogo da Team Liquid  e que já passou pela INTZ, alertou sobre o assunto em entrevista ao Start UOL:

“Quando você tem uma organização dos seus objetivos a longo prazo, você consegue permanecer nesse funcionamento competitivo durante mais tempo. Treinar 16 horas não significa que você vai vencer o campeonato. Dormir e comer bem faz seu corpo processar o aprendizado do treino. E o acompanhamento psicológico ajuda nessa rotina”.

 

 

 

Quer conhecer mais sobre Fortnite e CS:GO?

 

Levante a sua bandeira que o Fortnite Orgulho Royale 2022 chegou!

 

Gaules foi o sexto streamer mais assistido do mundo

 

Kenno é o primeiro caster a receber torneio de Fortnite

0 0 votos
Classificação do artigo
Sair da versão mobile