No cenário competitivo de esports, o respeito às regras são essenciais para garantir a equidade. Nesta terça-feira (8), a Riot Games penalizou a NaVi. A punição foi aplicada devido ao uso de um produto de tabaco sem fumaça por um de seus jogadores durante partida válida pelo VALORANT Champions 2023.
- VALORANT: Riot lança camiseta exclusiva do Champions para o Brasil
- VALORANT Champions 2023: DRX é a primeira a se classificar para os playoffs; confira todos os resultados
Durante a transmissão ao vivo do confronto entre NaVi e DRX, as câmeras capturaram o jogador Kyrylo “ANGE1“, membro da equipe europeia, utilizando snus, um produto de tabaco que tem se tornado popular entre atletas europeus.
— NAVI Neim (@neimkomm) August 8, 2023
O treinador da equipe inicialmente confirmou o incidente em uma publicação nas redes sociais, mas logo após excluiu a postagem. Até o momento, a Riot Games não emitiu uma declaração oficial sobre a penalidade imposta à equipe da NaVi.
O uso é um tópico complexo que envolve uma série de considerações, incluindo benefícios percebidos, riscos à saúde e impacto na integridade competitiva. O snus é um tipo de tabaco, colocado sob o lábio superior, e é consumido sem a necessidade de inalar a fumaça, tornando-o uma alternativa mais discreta. Atletas europeus têm utilizado devido à sua suposta capacidade de aumentar energia, concentração e foco.