De acordo com o The Verge, a Microsoft espera concluir a aquisição da Activision na próxima sexta-feira (13). O processo da compra de US$ 68,7 bilhões vem se estendendo há um ano e nove meses, por conta de análises, processos judiciais e algumas reviravoltas no mercado.
- Intel Prevê Lançamento De CPUs Arrow Lake Refresh Para 2025
- Intel Eleva Performance De GPUs Arc Alchemist Em Até 119% Com Novos Drivers
A data é muito próxima do prazo final estabelecido no contrato, que já sofreu alterações e não pode mais ser modificado. A aquisição precisa ser finalizada até o dia 18 de outubro, ou o acordo será desfeito e a Microsoft será obrigada a pagar uma alta multa ao estúdio.
No momento, o que impede a finalização do processo de compra é o Competition and Markets Authority (CMA), órgão britânico responsável pela regulação do mercado e única instituição necessária que ainda não aprovou o negócio.
Em abril deste ano, inclusive, a CMA chegou a bloquear a aquisição por medo de prejuízos no mercado de jogos na nuvem e por um possível monopólio da Microsoft. Entretanto, por conta da venda dos direitos de jogos da Activision Blizzard na nuvem para a Ubisoft, o assunto será revisto e deve ter um desfecho favorável.
Nos Estados Unidos, a Microsoft também precisou lidar com trâmites judiciais, e um processo foi aberto pelo órgão regulador local, a Federal Trade Comission (FTC), que também se preocupava com um monopólio. A empresa, entretanto, conseguiu superar a ação e encaminhou a aprovação no país.