O sistema anti-cheat da Riot Games, Vanguard, já é um velho conhecido de VALORANT. Com a chegada polêmica ao League of Legends (LoL) no início de maio, a equipe de desenvolvedores da franquia afirmou que ocorrerá uma onda de banimentos por hardware.
Segundo a publicação na conta oficial do X, o time de Devs da publisher divulgou que o processo de penalização está sendo refinado, devido ao curto prazo para o lançamento.
Now that Vanguard has had a bit of time to roll out, we're starting to target more cheats that we weren't able to action on in the past.
These new waves also will come with League's first ever Hardware ID bans, increasing the action weight against cheaters. https://t.co/vvtAZ1fBpB
— League of Legends Dev Team (@LoLDev) May 20, 2024
O objetivo é melhorar o mecanismo de banimento, restringindo todo o computador ao invés de somente a conta do infrator, evitando seu retorno com outro nome de usuário e diminuindo, mais efetivamente, o número de cheaters em LoL.
Ainda na postagem, dados do volume de contas banidas no MOBA (Multiplayer Online Battle Arena) foram revelados, que já aumentou significativamente desde a adição do software anti-cheat.
Um dia antes do lançamento de Vanguard em League of Legends, foi divulgado que o sistema estaria realizando capturas de tela dos computadores, até então, em VALORANT – o que comprometeria a segurança dos dados dos jogadores.