Luta Contra a LGBTfobia: Relembre personagens LGBTQIA+ nos games competitivos
De personagens a casais, a representatividade tem começado a melhorar entre os jogos, mas ainda falta um longo caminho
Nesta quarta-feira (17), é comemorado o Dia Internacional da Luta Contra a LGBTfobia. Nos esportes eletrônicos, a representatividade entre personagens tem crescido, por mais que ainda não possa ser considerada tão numerosa o quanto se espera.
- Cosplayer recria visual de Kai’Sa Guardiã Estelar com direito a vídeo
- LoL: Psicóloga traz detalhes sobre as personalidades de algumas Guardiãs Estelares
De personagens a casais, alguns mais antigos do que outros, a comunidade LGBTQIA+ tem integrado cada vez mais os jogos. Relembre algumas representatividades nos games competitivos:
Poison
Poison é uma emblemática representante LGBTQIA+ em jogos competitivos. A personagem integra a franquia Street Fighter e passou de um homem que apenas gostava de se vestir com roupas femininas para de fato uma mulher transexual a partir do Ultra Street Fighter IV em 2014. Muitos jogadores tem certas críticas a personagem pelos estereótipos de vilã e a alta sexualização, mas não podemos deixar de citá-la, uma vez que é uma figura de destaque no game.
Catalyst
Apex Legends também integrou uma mulher trans em seu catálogo de lendas. Catalyst, codinome de Tressa Smith, estrou no game em outubro de 2022. Ela é apresentada como defensora da lua de seu planeta natal ao lado de seus amigos.
Gilbratar
Conhecido como Fortaleza Blindada, Gibraltar é um personagem gay de Apex Legends. Ele é um gigante gentil, que sempre foi bom em tirar as outras pessoas de situações perigosas, após os pais resgatarem ele e o namorado de uma avalanche que os pegou depois de um encontro romântico.
Leona e Diana
Entre tantas histórias no League of Legends (LoL) e em meio a tantos conflitos, ainda há espaço para o amor. Leona e Diana é um casal confirmado pela Riot Games, que já disponibilizou animação e imagens da dupla. Não há como negar que formam um belo duo do amor, principalmente, pela dinâmica Lua e Sol representada por elas. A oficialização deste romance foi apresentado no conto “Ascenda Comigo”.
Raze e Killjoy
Em dezembro de 2022, a comunidade de VALORANT foi a loucura com a confirmação do primeiro casal do jogo de tiro tático da Riot Games. Killjoy recebeu uma série de postagens nas redes sociais do game relacionada a suas aventuras com outros agentes, entre eles, Raze. Uma imagem do beijo do casal foi utilizada para oficializar o romance. Mas antes disso, os jogadores já suspeitavam pelas falas especiais das personagens que pareciam flertes.