A Los Grandes deixou oficialmente o cenário competitivo de Free Fire mobile (FF) para o ano de 2023 nesta segunda (06), quando postou um comunicado em suas redes sociais se referindo Liga Brasileira de Free Fire (LBFF) e desejando sucesso para as equipes participantes da 9ª edição.
A organização é uma das mais tradicionais do cenário de Free Fire e esta participando do torneio desde o primórdio, sendo uma das pioneiras. A Onda Laranja não recebeu convite para a C.O.P.A FF que teve início em 25 de fevereiro e nem para a LBFF que começará em 15 abril. O conselheiro da Los Grandes, Rodrigo Terron, deixou um comunicado em seu perfil no Twitter no início de dezembro do ano passado. O recado era diretamente para a Garena e dizia o seguinte:
Fica documentado aqui o prazo de até 12/12 para Garena se pronunciar a respeito do futuro da LBFF, caso isso não ocorra grandes chances da Los Grandes decidir não permanecer no cenário.
É uma decisão muito difícil, mas fica insustentável seguir sem nenhuma informação.
— Rodrigo Terron (@rodrigoterron) December 7, 2022
O comunicado foi feito pois em dezembro ainda não se tinha uma fonte segura ou uma informação oficial sobre o futuro da Liga e os clubes se encontravam sem resposta, e, isso acabava atrapalhando o planejamento dos times. Oficializando a saída da organização em uma publicação na rede do passarinho azul, foi ressaltado que a onda laranja não chegou em um acordo com a desenvolvedora do battle royale para a participação dessa temporada, mas, a Los Grandes espera retornar para o torneio no futuro.
#OndaLaranja, em 2023 não participaremos da LBFF.
Não chegamos a um acordo com a Garena para a participação nesta temporada. Continuaremos trabalhando duro e esperamos voltar no futuro!
Desejamos sucesso aos times que estão na Liga e seguiremos por aqui nas demais modalidades. pic.twitter.com/koWhVSjJ6Z
— LOS GRANDES (@losgrandesgg) March 6, 2023