Na última terça-feira (30), o usuário JustAReverser publicou no fórum Unknown Cheats uma descoberta preocupante à comunidade: o sistema anticheat da Riot Games, Vanguard, estaria capturando a tela do computador e comprometendo dados de jogadores de VALORANT.
- Riot Anuncia Lançamento De Novo Mapa Durante O Masters Shangai
- LoL: Atual Campeã Mundial Estreia Com Vitória No Principal Campeonato De Meio De Temporada
Poucas semanas antes do lançamento do software anti-trapaça da Riot, Vanguard, em League of Legends (LoL) o usuário JustAReverser teria descoberto uma lacuna maliciosa no sistema.
O anticheat já conhecido de VALORANT estaria capturando toda a tela dos jogadores e não somente o jogo, comprometendo a segurança dos dados contidos na máquina.
Segundo o autor da postagem, que também é Engenheiro de Segurança, o Vanguard possui um módulo no código executado a cada partida, que estaria efetuando o print da tela em casos de suspeita de trapaça.
Ainda, o uso dessas imagens poderiam estar associados a usos “obscuros” – conforme a publicação – que estariam sendo investigados e apresentados em um novo caso. Um exemplo, seria o comprometimento de programas abertos simultaneamente ao jogo, como chats do Discord.