Nesta quarta-feira (31), tem início o IEM Katowice 2024, um dos torneios mais esperados do cenário competitivo de Counter-Strike 2 (CS2). A competição dá início ao semestre competitivo, com sua fase de Play-in, trazendo 16 equipes de todo o mundo para Katowice, na Polônia.
- Guia: Saiba tudo sobre a IEM Katowice 2024
- CS2: Jogador expoe trapaça utilizando óculos de realidade aumentada
O campeonato começa com a fase de entrada, na qual as 16 equipes competirão pela chance de avançar para a fase de grupos. Entre as equipes participantes, estão equipes como FURIA, Virtus.pro, Cloud9, Apeks, Astralis, Spirit, Eternal Fire, Betboom, BIG, GamerLegion, TheMongolz, Heroic, M80, Ence, Rooster e Rebels.
Para ajudar a comunidade a entender melhor o cenário e identificar quem são os times a serem observados de perto, a Pichau Arena trouxe cinco times para ficar de olho.
FURIA
As Panteras são a única equipe brasileira na competição, o time garantiu sua presença por meio do ESL Ranking América do Sul, liderando a tabela com 289 pontos. A equipe vive um bom momento, conquistando o título da Elisa Masters Espoo no final de 2023 e apresentando um desempenho regular na BetBoom Dacha conquistando o sexto lugar. A FURIA estreia contra a The Mongolz às 14h30 (horário de Brasília).
Confira a escalação:
- Gabriel “FalleN” Toledo
- Marcelo “Chelo” Cespedes
- Kaike “KSCERATO” Cerato
- Andrei “ArT” Piovezan
- Yuri “Yuurih” Boian
- Nicholas “Guerri” Nogueira (coach)
ENCE
A equipe polonesa ENCE, ocupando a 48ª posição da HLTV, recebeu um convite do ESL Ranking, garantindo sua presença na fase de entrada. Com desempenho constante, alcançaram a quarta posição na Elisa Masters Espoo 2023 e o vice-campeonato no Intel Extreme Masters Cologne 2023. O time conta com o ponto positivo que jogará em casa.
Confira a escalação:
- Paweł “dycha” Dycha
- Lukas “gla1ve” Rossander
- Krzysztof “Goofy” Górski
- Kacper “Kylar” Walukiewicz
- Aleksander “hades” Miskiewicz
- Jakub “kuben” Gurczyński (coach)
Virtus.Pro
A Virtus.pro chega com um histórico positivo, ocupando a 4ª posição no ranking da HLTV. No ano anterior, conquistaram o título ESL Challenger at DreamHack Atlanta 2023 e foram vice-campeões na BetBoom Dacha, além de garantir o título da Roobet Cup 2023.
Confira a escalação:
- Nikolay “Mir” Bityukov
- Pyotr “Fame” Bolyshev
- Evgeniy “FL1T” Lebedev
- David “n0rb3r7” Daniyelyan
- Dzhami “Jame” Ali
- Dastan “Dastan” Aqbaev (coach)
Cloud9
A Cloud9 chega ao torneio por convite do ESL Ranking Europa, ocupando a 8ª posição no ranking da HLTV. Com um desempenho consistente, conquistaram a 2ª no classificatório para o mundial da modalidade. Além disso, ficaram em 6º lugar na BLAST Premier: World Final 2023 e 5º lugar na BetBoom Dacha no último semestre.
Confira a escalação:
- Sergey “Ax1Le” Rykhtorov
- Abay “HObbit” Khassenov
- Denis “electroNic” Sharipov
- Ilya “Perfecto” Zalutskiy
- Kirill “Boombl4” Mikhaylov
- Konstantin “groove” Pikiner (coach)
Apeks
A Apeks, classificada pelo ESL Ranking, ocupa a 12ª posição no ranking da HLTV. Em 2023, conquistaram o segundo lugar na ESL Challenger at DreamHack Atlanta e foram vice-campeões na Elisa Masters Espoo, perdendo para a FURIA na grande final.
Confira a escalação:
- Tim “nawwk” Jonasson
- Joakim “jkaem” Myrbostad
- Martin “STYKO” Styk
- Aleksandar “CacaNito” Kjulukoski
- Ådne “sense” Fredriksen
- Torbjørn “mithR” Nyborg (coach)