No universo dos eSports, algumas personalidades se destacam, e Heitor “tck10” Tomazela não passa despercebido. O popular streamer da Twitch é conhecido por seu conteúdo focado em VALORANT, além de ser conhecido pelos seus bíceps. A Pichau Arena teve uma conversa exclusiva com o criador de conteúdo, explorando sua jornada, carreira e os bastidores da sua vida por trás das câmeras.
- VALORANT: Brasileiro se junta à FUT Esports como criador de conteúdo
- VCT Américas: Formato, equipes, calendário e tudo o que você precisa saber
Por trás da paixão
A jornada nos jogos começou na infância do criador de conteúdo, influenciado pelos seus irmãos mais velhos. Desde então, sua paixão por diversos estilos de jogos foi crescendo, especialmente por MOBAs e RPGs na adolescência, até encontrar seu nicho no FPS (First Person Shooter), com destaque para o VALORANT.
“Descobri os jogos por influência dos meus irmãos ainda bem pequeno, e desde então passei por todos os estilos de jogos, me apaixonando demais por MOBA e RPG na adolescência e agora por FPS no VALORANT.”
De inspirado a inspirador
A entrada de tck10 no mundo das transmissões ao vivo foi gradual, impulsionada por uma paixão genuína e inspirada por streamers internacionais. O streamer decidiu que queria fazer disso sua profissão e aos poucos foi construindo sua comunidade.
“A paixão pelo mundo das lives foi gradual, gerada por influência de outros streamers gringos como Sodapoppin e Shroud e aqui no Brasil por streamers como Yoda e Jukes. Desde a primeira vez que soube que poderia unir jogos com entreter as pessoas uma semente foi plantada na minha cabeça e sabia que era isso que eu queria fazer um dia.”
A abordagem de tck10 nas streams
As streams de tck10 apresentam não apenas jogabilidade, mas também um toque de entretenimento. Equilibrando o dinamismo e a diversão, o criador entrega informações relevantes sobre o jogo enquanto mantém sua audiência entretida. O streamer falou um pouco mais de como une esses dois universos.
“Acho que varia bastante ao longo das transmissões dependendo do que eu estou mais a fim de fazer. Isto é, se um dia quero jogar mais focado e sério ou se quero jogar mais fazendo conteúdo e graça. Acredito que se eu fizer o que eu tiver a fim sem forçar, vai acabar sendo divertido pra minha galera.”
Com um toque de criatividade, as transmissões de tck10 sempre trazem algo novo. Seja por meio de cosplays ou brincadeiras, ele está sempre inovando para manter sua audiência envolvida. O jogador falou sobre como desenvolve sua criatividade.
“Eu sinceramente não sei muito bem como funciona, me dá alguma ideia e eu vou lá e tento tirar do papel, vendo o que preciso comprar pra fazer e em qual momento vai ser mais divertido. Minha própria comunidade ajuda bastante dando sugestões pelo chat dos cosplay em específico.”
“É bem trabalhoso montar os cosplays porém sempre vale a pena e a live fica muito divertida, com certeza continuarei tentando inovar, gosto muito desse desafio.”, completou.
Conquistando o topo
Com o fim do VALORANT Masters Madrid, tck10 alcançou números relevantes, tornando-se um dos maiores canais da comunidade durante a fase suíça da competição. Com um pico de 30,9 mil espectadores simultâneos, ele superou até mesmo o canal oficial do VALORANT Esports Brasil, que alcançou 29,2 mil espectadores simultâneos.
📈 Top Community casters from #VALORANTMasters Madrid Swiss Stage by Peak Viewers:
1⃣ @tarik 🇺🇸
2⃣ @Kammeto 🇫🇷
3⃣ @Mixwell 🇪🇸
4⃣ @kyedae 🇨🇦
5⃣ @TcK10_ 🇧🇷More #VCT Masters 2024 insights:
👉 https://t.co/b84PukM8I1 pic.twitter.com/UTIHF1bXET— Esports Charts 🇺🇦 (@EsportsCharts) March 21, 2024
“Me sinto muito realizado não só profissionalmente, vendo o esforço que eu coloco pra tentar inovar, criar conteúdo diferente, ser mais consistente possível se pagando, como também pessoalmente: a criança que um dia assistia lives na Twitch agora faz isso e é extremamente gratificante.”
Unindo forças para o bem
Recentemente, tck10 e Leonardo “otsuka” Otsuka realizaram uma transmissão beneficente para arrecadar fundos para as famílias afetadas pelas enchentes no estado do Acre, arrecadando mais de R$ 30 mil. Destinado ao Grupo Social Pela Vida, Heitor falou sobre como surgiu essa iniciativa.
“A iniciativa surgiu do otsuka, o Grupo Social pela vida é um grupo que já fizemos outras ações beneficentes e gosto muito do jeito transparente que eles trabalham. Com certeza faremos mais ações com eles no futuro no que pudermos ajudar. Conseguimos juntar mais de 30 mil reais em menos de 8 horas, esse valor absurdo só mostra quanto minha comunidade é unida e proativa, fiquei muito feliz com o que arrecadamos.”