O jogador taka, da OS CARA CEGO, foi banido durante a partida contra a equipe da SAIDEIRA Esports, na tarde desta quinta-feira (8), na semifinal da Corsair Championship 2024 – campeonato regional realizado pela Corsair e transmitido por tixinha, um dos principais influenciadores da comunidade de VALORANT no Brasil.
- LOUD Lidera Como Time De VALORANT Mais Assistido Em 2023
- VALORANT: CO-OP Contrata Tropa Do Avanço Para Disputar VCB 2024
A penalidade foi aplicada durante o 6° round do primeiro mapa da série melhor de três (MD3), em que o jogador disputava com a equipe, quando o anti-cheat do FPS – first person shooter, tiro em primeira pessoa – da Riot Games, chamado de Vanguard, identificou o uso de trapaça em um dos jogadores da equipe. Pelas regras do campeonato, o time d’OS CARA CEGO foi desclassificado.
Posteriormente, o jogador taka, que sofreu um banimento temporário devido a identificação de cheat, publicou um apelo em suas redes sociais para revisão da desclassificação da equipe.
Jogo literalmente bugou, tomei ban e consegui abrir a conta 5 min depois. Tomamos desclassificação do camp da @CORSAIR. Entendo as regras do camp, mas é somente um bug! Aceito telagem, se necessario. pic.twitter.com/NmuLhzz7tW
— taka (@takavlr) February 8, 2024
O software anti-trapaça da Riot teria, na verdade, identificado o uso de um programa de aceleração de mouse conhecido da comunidade, o Raw Accel. Muitos jogadores o utilizam para melhorar a gameplay, e apesar de não ser considerado oficialmente um cheat, o jogo teria apresentado o bug e aplicado a penalização.
Até o momento, a Corsair não se pronunciou sobre a revogação ou não da desclassificação, e o SAIDEIRA Esports avançou na disputa, se classificando para a final nesta sexta-feira (9).