A Intel anunciou nesta terça-feira (12), a nova tecnologia Thunderbolt 5, que é sucessora da Thunderbolt 4 e traz mais eficiência em questão de energia, transferência de arquivos e até otimização na qualidade de imagem dos monitores.
- Placa de vídeo GeForce RTX 3090 SUPER não lançada aparece em vazamento
- Vazamento revela que Intel i5, i7 e i9 da família “K” da 14ª geração serão lançados em outubro
A Thunderbolt 5 consegue entregar 80 Gbps (Gigabits) por segundo, chegando até 120 Gbps no modo Bandwidth Boost. Essa conexão é bidirecional, garantindo que o mesmo cabo envie e receba as informações simultaneamente.
Um dos destaques da conexão Thunderbolt 5 da Intel é a capacidade de conectar monitores, transferir dados para SSDs e também energia, sendo um único cabo para múltiplas funções. Um exemplo é a aplicação para quem gosta de jogar, pois a nova tecnologia suporta até três monitores de 4K em 144 Hz simultâneos ou um com até 540 Hz.
A Intel ainda afirma que os primeiros lançamentos com a tecnologia Thunderbolt 5 será no começo de 2024, um controle com o codinome Barlow Ridge. Mais detalhes são esperados na Intel Innovation 2023, nos dias 19 e 20 de setembro.
*Este texto é um content commerce da Pichau Arena em parceria com a Intel.