A multinacional Intel, anunciou nesta semana a intenção de descontinuar a produção de chips feitos unicamente para a mineração de criptomoedas Blockscale (segunda geração de chips de mineração), como uma forma corte de custos em meio à piora das condições da economia norte-americana, de acordo com a agência de notícias britânica Reuters.
A Intel fabrica chips semicondutores de Blockscale 1000 Series ASICs, a partir de 20 de outubro e encerrará o envio dos mesmos até abril de 2024 e deixará de receber pedidos. A fabricante teria dito que a mudança se enquadra em uma estratégia de priorizar a fabricação de outros tipos de chips para clientes externos, priorizando recursos rentáveis.
Em 2022, a empresa lançou os chips de mineração Blockscale com o intuito de proporcionar mais velocidade aos mineradores de Bitcoin, Ethereum e dentre outras criptomoedas. O CEO da Intel, Pat Gelsinger, teria implementado uma redução salarial de 25% em fevereiro.
A empresa está projetando economizar até US$ 10 bilhões com iniciativas de corte de custos e ganhos de eficiência até 2026. A Intel disse ainda que planeja continuar monitorando “oportunidades de mercado” no espaço cripto após a descontinuação da produção dos chips de mineração