Visando simplificar o ecossistema de produção e desenvolvimento de hardware, a Intel sugere uma nova abordagem na produção de seus processadores. A chamada X86S é uma arquitetura pensada em funcionar exclusivamente em 64-bits, um modo de operação mais rápido e com suporte a maioria dos hardwares atuais.
Agenda de E-sports: calendário de jogos da semana (22 à 28 de maio)
Desde sua introdução há mais de 20 anos, a arquitetura da Intel de 64-bits tornou-se o modo operacional dominante. Como exemplo dessa evolução, a Microsoft parou de enviar a versão de 32-bits do sistema operacional Windows 11.
Um dos principais benefícios da arquitetura x86S seria uma inicialização mais rápida da CPU, pois não haveria necessidade de usar o modo legado não paginado durante a inicialização.
Uma transição para a arquitetura somente x64 elimina vários estágios do código trampolim para entrar na operação de 64 bits, segundo a empresa.
A mudança não removerá completamente o funcionamento dos sistemas legados de 32 e 16-bits, que ainda poderam inicializar em máquinas virtuais, graças um amadurecimento nas técnicas de virtualizações.