Ícone do site Pichau Arena

Intel Arc Battlemage contará com duas versões

Foto: Reprodução/Intel

A Intel dividirá sua próxima geração de GPUs gamer em duas microarquiteturas diferentes: a Xe²-HPG, para placas de vídeo dedicadas, e a Xe²-LPG, otimizada para as GPUs integradas de futuras CPUs da marca.

Intel anuncia presença na MWC Barcelona 2023

 

A nova estratégia foi adotada pela azulzinha como forma de superar as dificuldades encontradas na primeira geração da família Arc, que tinha diferentes soluções para cada segmento de mercado e exigia testes e otimizações diferentes para cada microarquitetura.

Segundo o executivo Tom Petersen, a proposta agora é ter uma única arquitetura adaptada para as diferentes necessidades. A Xe²-LPG será a solução para os gráficos integrados de futuras gerações de processadores Intel, enquanto a Xe²-HPG será aplicada nas placas de vídeo Arc dedicadas. As duas soluções serão muito similares, com ajustes para atender a cada dispositivo.

A nova microarquitetura Xe² Battlemage não deve incluir soluções para data centers, que devem manter uma arquitetura própria. Múltiplos vazamentos indicavam que a 14ª geração de processadores Meteor Lake, prevista para chegar ainda em 2023, adotaria uma grande GPU integrada baseada na microarquitetura Xe-LPG. Com as declarações de Petersen, é praticamente certo que este será o caso, e a Xe²-LPG seria reservada para uma futura linha de CPUs, como os chips Lunar Lake, esperados para serem lançados como a 16ª geração, no final de 2024.

0 0 votos
Classificação do artigo
Sair da versão mobile