A Intel chegou com tudo no mercado com placas de vídeo, mas será que a Intel Arc A770 é uma opção viável para gamers? Ou será que é apenas um produto que deve ser voltado para usuários mais básicos de computador? A equipe da Pichau desvendou os mistérios da novidade da marca.
Intel: 4ª geração Xeon Scalable é lançada; confira especificações
A Intel já possui placas de vídeo que atendem ao público dos games e que conta com alto desempenho, porém, é importante saber que a marca ainda não chegou aos produtos high-end, tais como AMD RX 6950 XT e NVIDIA RTX 3080, por exemplo.
Mesmo assim, a Intel Arc A770 Phantom Gaming da ASRock, o modelo que utilizamos para referência, ainda sim é capaz de bater de frente com outros tipos de placas que produtos no apresentam segmento mid-end, sendo a RTX 3060 da NVIDIA e RX 6600 da AMD.
Com uma disponibilidade mais limitada em comparação com as concorrentes, é possível que você encontre a Intel Arc A770 um pouco mais cara, porém, é interessante entender que o produto apresenta um desempenho próximo a uma RX 6600 e RTX 3060, por exemplo.
Vale lembrar também que não é apenas o desempenho que faz a Intel entrar na briga do mercado de placas de vídeo: a tecnologia também é um fator a ser considerado. A Phantom Gaming conta com encode e decode AV1, ou seja, praticamente o futuro da tecnologia quando falamos em renderização e streaming.
Os novos produtos lançados fazem utilização de DLSS (NVIDIA) e a Fidelity FX Super Resolution (AMD) para entregar mais performance em altas resoluções. Os núcleos de XESS da contam uma inteligência artificial capaz de trabalhar com upscaling de forma direta na GPU. Veja alguns pontos interessantes do modelo:
- Compatível com Ray Tracing;
- Overclock de fábrica;
- DUO BIOS;
- Stripped FAN;
- RBG.
Confira o vídeo completo com o especialista da Pichau explicando um pouco mais sobre a experiência de usar uma e fazendo as comparações necessárias de mercado Intel Arc A770: