HoK: Como bicampeão nacional, Dani mira nos campeões mundiais: “quero ter esse desafio novamente contra os times chineses”
Jungler se destaca no cenário nacional e é pioneiro em conquistas internacionais
Comemorando um ano de estreia no Brasil, Honor of Kings (HoK) já possui representantes regionais de peso em grandes competições internacionais. A Pichau Arena conversou com Daniel “Dani” Fernandes, atual jogador da Vivo Keyd Stars, que se destaca como bicampeão brasileiro na categoria e um dos maiores junglers pelo mundo.
Início da carreira
Em 2022, Dani iniciou sua carreira atuando em Arena of Valor (AoV) – uma adaptação internacional do Mobile da TiMi Studios, em que chegou a conquistar a liga profissional brasileira no mesmo ano pela Influence Chemin.
Sua motivação para entrar no competitivo se deu pela paixão pelo jogo e o bom desempenho nas ranqueadas, que logo se tornou destaque no top 1 nacional.
“Basicamente a minha entrada no competitivo foi como qualquer outra, eu me destaquei nas filas ranqueadas e peguei top 1 na soloQ”, iniciou.
“Um time de amigos veio me chamar para montar um time e jogar os campeonatos amadores, até que consegui assinar meu primeiro contrato profissional”.
Com estreia dos servidores de HoK no Brasil, o jungler já possuía experiência pela gameplay semelhante, sendo uma transição natural entre os jogos.
“Não foi algo novo, eu já conhecia os heróis, o jeito que o jogo tinha que ser jogado, então a partir do momento que eu fiz essa migração foi algo natural pra mim”, comentou Dani.
Bicampeão nacional de Honor of Kings
Na época, a equipe chegou a conquistar o qualificatório brasileiro de Honor of Kings International Championship (KIC) 2022, mas terminou a campanha na fase de grupos da etapa principal. No Brasil, a equipe conquistou a primeira edição do Campeonato Brasileiro de Honor of Kings (CHOKBR).
Apesar da atuação individual, o desempenho coletivo da formação pela RED Canids em 2022 culminou em mudanças, e consequentemente, sua saída da organização.
Com uma segunda passagem pela Influence Chemin sem títulos notórios, em julho de 2023 o jogador assumiu uma posição na line-up pioneira da Vivo Keyd Stars em HoK. O CHOKBR do mesmo ano consagrou Dani como bicampeão nacional da categoria.
Mudanças na line-up e vitória no Invitational
Na cena internacional, a Keyd representou o Brasil no principal campeonato internacional, o Honor of Kings International Championship (KIC) 2023, e chegou a conquistar o Invitational Season 1, se tornando uma das principais equipes brasileiras pelo mundo.
No início da temporada de 2024, a organização promoveu diversas mudanças na formação de HoK, sendo uma delas crucial: a entrada de WindRJ e Mengueche, após a saída de Lefy e Mithy, presentes desde o início da line-up.
“As mudanças foram importantes para o nosso bom desempenho no início da temporada. […] o Wind e o Mengueche jogavam juntos em outro time, então eles têm um pensamento diferente e um estilo de jogo diferente, na Turquia conseguimos fazer isso perfeitamente”, disse o jogador em relação à vitória no Invi.
Além da troca de jogadores, agora a equipe conta com o apoio de diversos profissionais, como psicólogo e fisioterapeuta, durante a rotina de treinos e realização de bootcamps focados nos campeonatos, visando o aumento do desempenho em grupo.
Próximos Desafios
Para os próximos desafios, Dani reconhece a experiência dos chineses – atuais campeões mundiais de Honor of Kings – e destaca a necessidade do foco e treinamento para atingir o patamar internacional.
“Hoje o Brasil é uma região muito forte, só que em relação à China ainda não conseguimos ganhar, mas quero ter esse desafio novamente contra os times chineses, para ver o nosso nível e se estamos diminuindo esse gap”, finalizou.