No final de maio, um dos clássicos mapas de VALORANT retornou ao competitivo. Haven, conhecido por sua configuração não convencional de três bombsites, voltou à rotação oficial do jogo de tiro tático da Riot Games. Apesar de nenhuma mudança ter sido feita no cenário, a Pichau Arena compilou tudo o que os jogadores precisam saber sobre o mapa localizado na Ásia.
- VALORANT: LOUD anuncia reforços para a temporada e completa elenco inclusivo
- Desvendando Abyss: Curiosidades por trás da criação do novo mapa de VALORANT
Um pouco mais sobre o mapa
Haven foi um dos primeiros mapas a ser introduzido em VALORANT, desde o lançamento do First Person Shooter (FPS). O mapa se destaca por sua estrutura, no qual conta com a presença de três pontos para plantar a spike, A, B e C. Cada um dos bombsites oferece vantagens e desafios, influenciando diretamente as escolhas dos agentes para as posições e as táticas escolhidas pelas equipes.
Melhores agentes para jogar em Haven
A escolha dos agentes pode resultar na vitória ou derrota, considerando a importância da diversidade para distribuição dos personagens e o controle tanto no ataque quanto na defesa do cenário. Com isso, confira algumas escolhas que podem ser positivas para o desempenho na partida.
- Sentinela: Agentes como Cypher, Killjoy e Chamber trazem a capacidade de controlar múltiplas áreas com armadilhas e câmeras, fornecendo informações para a equipe.
- Controlador: Já como controladores, Omen e Brimstone podem ser boas escolhas, levando em conta a capacidade de cobertura para proteção ou movimentos estratégicos.
- Duelista: Agentes como Jett, Raze ou Iso são ideais para jogadores que preferem um estilo de jogo agressivo, aproveitando para abrir o bomb-site ou garantir o controle da partida rapidamente.
- Iniciador: Para dar início, obter informações antes de avançar ou deter informações sobre os adversários que estão atacando, Sova e Skye podem ser boas escolhas
Como jogar no ataque
- Antes do início da rodada, discuta com sua equipe qual ponto (A, B ou C) será o foco do ataque;
- Utilize agentes com habilidades que facilitem a entrada, como fumaças para cobrir áreas de visão e habilidades de reconhecimento para identificar a presença dos adversários;
- Ao chegar dentro do bombsite, priorize a eliminação de inimigos e a plantação segura da spike;
- Mantenha a comunicação constante para garantir que todos os membros da equipe saibam sobre o que está acontecendo;
- Depois de plantar a spike, busque se esconder para defender a bomba. Posicione-se para cobrir ângulos de visão e usar habilidades defensivas, como Smokes e Barreiras, para dificultar o retake inimigo.
Como jogar na defesa
- Defina qual agente ficará em qual dos três pontos de controle (A, B e C);
- Use agentes com habilidades defensivas eficazes, como Cypher para informações de vigilância ou Sage para curas e barreiras protetoras;
- Use as habilidades para monitorar os movimentos dos adversários e obter informações sobre a localização;
- Mantenha a calma e a comunicação com a equipe para qualquer avanço;
- Em caso de ataque, priorize a proteção dos pontos que podem ser plantados a spike com o uso das habilidades
- Se a spike for plantada com sucesso, organize um retake coordenado com sua equipe.
Estratégias e táticas em Haven
Estratégia e táticas são elementos essenciais em todos os mapas na busca por dominar o cenário. No entanto, cada mapa apresenta uma diversidade única, incluindo bombsites, locais de movimentação e Haven não é exceção
- Divisão equilibrada: Distribuir os jogadores de forma equilibrada entre os pontos A, B e C para evitar vulnerabilidades em qualquer área.
- Utilização de utilitários: As habilidades podem garantir tanto na defesa, quanto no ataque, granadas, dispositivos de visão, smokes e outras habilidades utilitárias são essenciais para controlar o embate com os adversários, garantir vantagem e uma posição.
- Comunicação Eficiente: Comunicação clara e precisa entre os membros da equipe, para assim coordenar ataques, defesas e rotações.
Abyss, o novo mapa de VALORANT
Além do retorno de Haven, VALORANT recebeu recentemente o novo mapa Abyss. Localizado em uma base clandestina dos Asseclas da Ampulheta. O cenário conta com mecânicas verticais e quedas, incluindo três rotas principais e diversos caminhos alternativos pelo meio com quedas letais e saltos.