A AMD possui uma linha ampla de processadores Ryzen e cada uma conta com nomenclatura logo após o número do modelo. Se você está começando a pesquisar agora para montar um novo desktop, veja a diferença de cada um.
- TGT Carbon White Edition, um gabinete barato e com mesh frontal
- Cyberpunk 2077: Phantom Liberty está disponível no GeForce NOW
Os processadores Ryzen tradicionais, sem levar em consideração os modelos avançados como Threadripper, possuem quatro variantes: o modelo padrão, série X, série G e série X3D.
O modelo padrão é o que serve como base do modelo, como o Ryzen 5 7600, que traz as principais mudanças de tecnologia da geração. Para entender a diferença de gerações, é sempre bom pegar uma mesma família, Ryzen 5, de diferentes gerações, como 7600, 5600 e 4600.
A série X são os modelos mais avançados, com desempenho melhorado e, consequentemente, maior consumo de energia. O Ryzen 5 7600X é um exemplo, que conta com frequência base de 4.7 GHz e consumo de energia de 105W – maior que a frequência e consumo do Ryzen 5 7600, que é de 3.8 GHz e 65 W.
Os modelos da série G, como o Ryzen 5 5600G, são os que possuem placa de vídeo integrada Radeon Graphics e mais frequência para usar em jogos, porém o desempenho em outras funções é levemente inferior por ter menos L3 Cache, necessário para armazenar tudo no mesmo espaço físico do processador.
Por fim, a série X3D, como o Ryzen 7 5800X3D, é uma versão otimizada da série X que utiliza da tecnologia AMD 3D V-Cache. Essa tecnologia garante melhor empacotamento de dados e densidade dos componentes e, por isso, conta com mais desempenho, melhor conectividade entre os caches e eficiência de energia.
*Este texto é um content commerce da Pichau Arena em parceria com a AMD.