Durante uma partida de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) na plataforma da Gamers Club no último domingo (18), o jogador brasileiro Lucas ‘pulsezor‘ Duarte, vivenciou uma experiência desagradável ao ser alvo de uma sequência de insultos. Os xingamentos foram proferidos pelo pro-player Nicolás “NikoM” Miozzi, durante sua transmissão ao vivo.
- Saiba os requisitos de Aliens: Dark Descent, novo jogo de estratégia em tempo real
- FURIA promove exibição do filme “A Pequena Sereia” para crianças da periferia
No incidente, o argentino dirigiu xingamentos de cunho xenofóbico a pulsezor. Em um vídeo postado nas redes sociais pessoais do brasileiro, NikoM o insulta de “brasileiro sujo”, “brasileiro de merda”, “brasileiro com câncer” e “brasileiro pobre”.
e aí @GamersClubCS pode isso aí na plataforma?
cara com 1000 viewers na live apoiando racismo e xenofobia, boa nikoM HAHAHAHAHAHA @GamersClub @GamersClubCSes https://t.co/4kph3AsNydhttps://t.co/Q1Bv3ms0sd pic.twitter.com/9j7ElEMTJn— Lucas Duarte (@pulsezor) June 18, 2023
A situação ocorreu após uma partida em Mirage, na qual NikoM sofreu uma derrota por 16-14, acreditando que estava sendo alvo de “ghosting”, termo utilizado quando um jogador tem vantagem em saber sobre a posição e estratégia do oponente por meio de acompanhamento ao vivo.
É importante ressaltar que o atleta já defendeu equipes brasileiras, como a Team oNe e a DETONA Gaming, entre 2018 e 2021, além de ter tido passagens pelo cenário sul-americano, representando o River Plate.
Após a denúncia do incidente, a Gamers Club tomou providências em relação ao ocorrido. Em comunicado oficial, declarou: “Depois de checar os fatos, a conta do jogador foi encerrada. Queremos deixar claro que não toleramos esse tipo de atitude e é importante que vocês denunciem para que possamos garantir uma experiência justa dentro da Gamers Club e de nossa comunidade“.
https://t.co/KBawdwSc08 pic.twitter.com/pBkzfKl8ux
— Gamers Club Counter-Strike (@GamersClubCS) June 19, 2023