Nesta quarta-feira (28), o time feminino de Counter-Strike 2 (CS2) da Astralis fez um apelo à Valve, em busca de maior igualdade dentro do cenário do FPS (First Person Shooter). Em uma carta aberta, às jogadoras solicitaram à empresa que disponibilize gratuitamente skins de agentes femininas.
- CS2: ESL FACEIT Group comunica redução de 15% em sua equipe
- CS2: Jogos da 1ª rodada do RMR Americas são confirmados
Na carta divulgada no X (antigo Twitter), as jogadoras expressaram sua preocupação com a falta de representatividade feminina dentro do jogo. Na carta, destacaram que atualmente se sentem apenas “convidadas”, no qual o uso de skins de agentes femininas tem um custo adicional, enquanto as skins padrão são todas masculinas.
“Infelizmente, atualmente sentimos que somos apenas convidadas para a festa. Usar uma skin de agente feminina tem um custo extra, enquanto as skins padrão são todas masculinas”, afirmaram as jogadoras.
Open letter to valve. Please hear us out@CounterStrike @AuroraLyngdal @anjacsgo @Ismo_cs @marietoftt pic.twitter.com/uxVjuBExo5
— Josefine Jensen⭐️ (@JosefineCSGO) February 28, 2024
O elenco, composto por Aurora “Aurora” Lyngdal, Josefine “Josefine” Jensen, Marie “Marie” Toft, Anja “Anja” Soelberg e Isabella “Ismo” Ferslev, expressou sua frustração com a situação, descrevendo-a como injusta e pouco acolhedora.
“Não sabemos porquê, mas sabemos que nos parece injusto e pouco acolhedor. É certamente essa a sensação e, de certa forma, apoia o sexismo com que infelizmente ainda nos deparamos”, enfatizaram as jogadoras em seu comunicado.
Este não foi o primeiro contato das jogadoras com a Valve em relação a esse assunto. Segundo o comunicado, as players já haviam se manifestado anteriormente em 24 de janeiro, mas aparentemente não houve uma resposta satisfatória por parte da desenvolvedora.