O overclocking pode ser uma maneira de aumentar o desempenho de um processador, desbloqueando reservas que as fabricantes impõem para garantir a estabilidade e a longevidade do produto. Um youtuber visiou a Intel e fez um teste interno, descobrindo novidades sobre o Core i9-13900HK Raptor Lake-H.
Quais processadores da Intel são recomendados para o Windows 11?
Para testar até onde um processador pode aguentar, as fabricantes geralmente realizam testes de estresse e de temperatura em ambientes controlados, utilizando ferramentas específicas para monitorar e ajustar as configurações do processador, como o Real Time Overlocking (ROC) da marca, que foi utilizado no teste.
No teste do youtuber, a frequência foi garantida de uma forma gradativa, sendo de 4,9 GHz para 6 GHz . Além disso, em menos de 4 minutos, contou com um incremento de 200 MHz. Veja:
Vale lembrar que tais testes permitem determinar qual é a velocidade máxima que um processador pode atingir de maneira estável e segura, considerando as características do chip específico e as condições de refrigeração e alimentação.