Nesta sexta-feira (12), o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou a criação dos Jogos Olímpicos de Esports, competição que terá sua edição inaugural em 2025. A realização do evento é fruto de uma parceria estratégica de 12 anos com o Comitê Olímpico Nacional da Arábia Saudita.
- Medalhista olímpica, Adriana Samuel conta mais sobre o Gaming Parque, projeto social de sua autoria na Rocinha
- COI anuncia entrada de Fortnite em torneio olímpico de eSports
A parceria é um reflexo das transformações sociais e econômicas do país, impulsionadas pela Visão 2030. O plano, liderado pelo príncipe Mohammed bin Salman, busca diversificar a economia saudita e reduzir sua dependência do petróleo, investindo em diversos setores, incluindo os esportes eletrônicos.
Em declaração oficial, Thomas Bach, presidente do COI, comentou sobre a parceria com o Comitê Olímpico Nacional da Arábia Saudita.
“Ao fazer parceria com o NOC saudita, também garantimos que os valores olímpicos sejam respeitados, em particular, com relação aos títulos de jogos no programa, a promoção da igualdade de gênero e o engajamento com o público jovem, que está abraçando os esports.”, disse o presidente do COI.
O anúncio, no entanto, deixou algumas questões em aberto. Não foram detalhados a periodicidade das competições, as modalidades, os critérios de classificação ou as cidades-sedes. Esses aspectos serão desenvolvidos e apresentados na próxima sessão do COI, que ocorrerá na véspera das Olimpíadas de Paris.
A Arábia Saudita tem se destacado no cenário dos esportes eletrônicos nos últimos anos. Em 2023, o país sediou o evento milionário Gamers8, que contou com 12 modalidades. Em 2024, Riade, a capital saudita, é palco da Esports World Cup, a Copa do Mundo de Esports, com uma premiação milionária e 21 modalidades em competição. Estes eventos evidenciam a infraestrutura e o comprometimento saudita com o crescimento dos esports.