Pichau Arena responde: O que é o cenário inclusivo de eSports?
A diversidade, equidade e inclusão nos esportes eletrônicos
Você deve acompanhar algum jogo competitivamente, mas já parou para pensar por que existe um cenário inclusivo nos eSports ou o que isso realmente significa? A Pichau Arena vem para explicar um pouco mais sobre a diversidade dentro desse universo.
- “A gente merece mais do que uma vaga” afirma palestra sobre cenário inclusivo de VALORANT
- VCB 2024: Classificação histórica da Team Liquid trilha inclusão nos eSports
Historicamente, os esportes eletrônicos eram dominados por homens, tanto em termos de jogadores profissionais quanto de espectadores. De acordo com a Pesquisa Game do Brasil (PGB) 2024, 51,2% dos espectadores são homens.
No entanto, essa dinâmica está mudando. Em 2023, o público feminino tornou-se dominante no consumo de jogos eletrônicos, representando 50,9% do total.
Por que isso tem mudado?
Grandes organizações de eSports e desenvolvedores de jogos estão tomando medidas para criar um ambiente mais inclusivo, como os torneios Game Changers de VALORANT e a Ignis Cup de League of Legends (LoL), são exemplos de esforços para promover a participação feminina e de outras minorias de gênero.
Além do aumento da participação feminina, a comunidade LGBTQIAPN+ também encontra nos eSports um espaço cada vez mais acolhedor. As iniciativas inclusivas visam criar um ambiente em que as pessoas se sintam bem-vindas e se identifiquem com aquele retrato. A socialização no mundo dos jogos não é apenas uma questão de números, mas também de aceitação e integração.
Cenário misto x Cenário inclusivo
Apesar de existir um cenário misto teoricamente sem barreiras, na prática, pessoas do cenário inclusivo muitas vezes enfrentam resistência e preconceito em times mistos.
O apoio de desenvolvedoras de jogos, torneios e organizações faz parte do desenvolvimento e sustentabilidade de um cenário inclusivo. Sem esse suporte, jogadores que pertencem a minorias acabam encontrando dificuldades para progredir, devido às barreiras estruturais e sociais.
O caminho para a inclusão completa nos eSports ainda é longo, mas os progressos são feitos um passo de cada vez. A longo prazo, a expectativa é que essas pessoas não se limitem apenas a torneios e cenários específicos, mas que também consigam espaço e reconhecimento no cenário competitivo global.
Por dentro de tudo
Agora que você está por dentro do que se trata o cenário inclusivo, nada melhor do que recomendações de equipes, players, competições e creators para você acompanhar, não é mesmo?
Competições
- Ignis Cup – League of Legends (LoL)
- VCT Game Changers – VALORANT
- ESL Impact League – Counter-Strike 2 (CS2)
Players
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Equipes
- FURIA – CS2 e VALORANT
- LOUD – VALORANT
- paiN Gaming – CS2 e LoL